TV GC

Oficinas dão oportunidade e enriquecem a cultura

Mais de mil alunos integram o Programa “Viver com Arte”, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e que abrange todas as áreas artísticas e manifestações culturais

Geral - 13/06/2012 15:11 (atualizado em 30/11/-0001 00:00)

SÃO MIGUEL DO OESTE

 

O Programa “Viver com Arte”, da Secretaria de Cultura, Lazer e Turismo de São Miguel do Oeste desenvolve 17 oficinas culturais com mais de mil estudantes de 3 a 18 anos de idade das redes municipal, estadual e particular de ensino. Com o Programa, o município tornou-se referência e destaque em eventos culturais nas mais variadas expressões artísticas. Segundo o prefeito Nelson Foss da Silva, a arte e o conhecimento enriquecem São Miguel do Oeste a cada dia mais. “O Brasil é um País multicultural e as nossas danças, como a capoeira, a música, o teatro e mais uma grande gama de manifestações artísticas estão sendo adaptadas ao círculo cultural do município. Queremos uma cultura cada vez mais diversificada para que nossos filhos e netos tenham o contato não só com a nossa tradição, mas com um mundo diferente”, salienta o prefeito.

Luiza Pacovska é uma das alunas que integram o Programa Viver com Arte. Há mais de um ano, quando tocou a música “Em Maio”, do compositor Ge Martin, ficou encantada pelo piano. “O piano é um instrumento suave que me tranqüiliza, melhora o meu raciocínio e a concentração”, avalia a aluna, que a partir da Oficina também melhorou o seu desempenho escolar. Hoje, 17 alunos participam da Oficina de Piano e também se apresentam em recitais.

Segundo a instrutora Maiara Marcon, a Oficina mantém viva a cultura erudita no município. “O piano é um instrumento clássico onde são tocadas músicas que foram compostas há centenas de anos. Todo este encanto faz com que os alunos superem as dificuldades das primeiras aulas”, observa Maiara.

Já na Oficina de Artesanato, 20 alunos distribuídos em duas turmas aprendem a fazer tricô, crochê e aplicar bordados em cima de chinelos. Se antes fazer crochê era um hobby, agora é uma fonte de renda para muitos alunos. “Os alunos começam a fazer tapetes e blusas para familiares, mas logo depois passam a comercializar os produtos, aumentando a renda mensal da família”, diz a instrutora da Oficina, Marineiva Grazziola.

Os benefícios proporcionados pela Oficina de Artesanato vão além. As atividades desenvolvidas melhoram a concentração, a memória, a coordenação motora e são encaradas por muitos alunos como uma terapia. “Dentro da oficina vimos uma oportunidade para sair da rotina, fazer amigos e aumentar a autoestima”, complementa a aluna Isaura Bacin, que trabalha na confecção de uma blusa de lã. Próximo da aposentadoria, Isaura diz que os trabalhos artesanais deverão ocupar grande parte do seu dia quando deixar de exercer a profissão de auxiliar administrativa.

Segundo a secretária de Cultura, Lazer e Turismo, Paula Licks, ainda há vagas para participar das Oficinas do Programa Viver com Arte. “Este ano o número de alunos inscritos nas oficinas cresceu de forma surpreendente e outras passaram a integrar o cronograma no centro e nas comunidades. A cultura nunca esteve tão desenvolvida como está agora em nosso município”, finaliza a secretária, Paula Licks.  

                                            TEATRO

Com a Oficina de Teatro mais de 100 alunos experimentam a sensação de descobrir as possibilidades do corpo. Segundo o instrutor Jones Francisco Pacheco, todos podem fazer teatro desde que se entreguem a novas descobertas. “A Oficina tem o papel de desmistificar a idéia de que o teatro não é para todos. O teatro é feito pelo povo e para o povo”, defende. Na quarta-feira da semana passada, os participantes da Oficina de Teatro adulto fizeram uma apresentação “stand up” com tema livre e textos criados por cada um dos cinco alunos que aceitaram o desafio. A apresentação foi fechada, apenas para convidados, e agora  o objetivo é fazer uma apresentação aberta.

 

OFICINAS CULTURAIS

Oficina de Teatro Adulto

Oficina de Música Instrumental preparatória para a banda municipal

Oficina de Artesanato

Oficina de Dança Ballet

Oficina de Canto e Vocal Adulto

Oficina de Canto e Vocal Infanto-juvenil

Oficina de Dança de Salão para Adultos

Oficina de Dança de Salão para Idosos

Oficina de Dança de Rua (Hip Hop)

Oficina de Piano

Oficina de Pintura em Tecido

Oficina de Pintura em Tela e Vidro

Oficina de Teatro

Oficina de Violão

Oficina de Dança e Cultura Gaúcha

Oficina de Capoeira

Oficina de Percussão e Samba.

Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.