TV GC

Professores estaduais estão na Assembleia Legislativa de SC na manhã desta terça-feira

A preocupação dos docentes é que a Medida Provisória 198 seja lida durante a Comissão de Constituição e Justiça

Greve dos Professores - 10/03/2015 11:10 (atualizado em 30/11/-0001 00:00)
Professores assistem através de telão à Comissão de Constituição e Justiça Foto: Diorgenes Pandini / Agência RBS
Após declararem estado de greve na semana passada, professores estaduais estão reunidos no hall da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) na manhã desta terça-feira. Eles assistem, através de um telão, à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) que ocorre em uma sala no mesmo prédio. 
A preocupação dos docentes é que a Medida Provisória 198 seja lida durante a CCJ, o que faria com que passasse a tramitar na Assembleia. Os professores são contrários à medida que fixa a remuneração básica do professor admitido em caráter temporário (ACTs) e foi baixada pelo governador Raimundo Colombo (PSD) em fevereiro.

A leitura da MP 198 não está prevista na pauta de hoje. Na terça-feira passada, professores encabeçados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte-SC) organizaram um ato na Alesc e invadiram a sala de Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), impedindo a leitura da MP. No mesmo dia, o governo estadual sinalizou estar disposto a adiar a tramitação em um mês, discutindo a MP com representantes da categoria antes de enviá-la à votação. 

A MP 198 vem sendo atacada pelos docentes porque, segundo a categoria, acaba com a gratificação por regência de classe e transforma professores ACTs em horistas. Já a SED discorda e afirma que a gratificação deve ser incorporada ao salário, e que os professores continuarão recebendo por hora-atividade ao preparar materiais fora da sala de aula. 
Greve
Professores estaduais de Santa Catarina voltam a se encontrar às 14h desta terça-feira, no Centro de Florianópolis, para decidirem pela interrupção ou não das atividades escolares por tempo indeterminado. 
Fonte: WH3/Diário Catarinense
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.