TV GC

5 coisas curiosas sobre os sonhos

Sonhar é algo muito mais complexo do que imaginamos! Confira cinco fatos curiosos sobre os sonhos

Curiosidade - 11/03/2015 14:48 (atualizado em 11/03/2015 14:49)
Sonho, sonhar, sonhando, sonhado...

Para a maioria das pessoas, os sonhos são apenas aquelas histórias que ocupam a mente durante as noites de sono. De certa forma aterrorizante às vezes e outras muito prazerosas ou até mesmo engraçadas. Nos sonhos, em muitos casos nós realizamos aquelas coisas que gostaríamos tanto e sentimos o gostinho de ver um sonho, mesmo que numa metalinguagem, sendo realizado. Porém ao acordar percebemos que, o que nos sobra é a realidade, mas fica o gostinho de, por algumas horas, ter sentido um pouco do que ainda vamos conquistar.
Mas existe o lado daqueles que acham que se trata de apenas um amontoado de imagens aparentemente sem sentido ou apenas uma descarga de tudo que o nosso subconsciente capta durante o dia.
Verdade ou mito, o psicoterapeuta Jeffey Sumber - em uma entrevista ao site Psychcentral disse que, “o maior mito sobre os sonhos é aquele que assume que se tratam apenas de manifestações frívolas de ocorrências diárias”.

Será?

Reunimos cinco fatos curiosos sobre os sonhos e talvez alguns deles possam até influenciar sua próxima noite de sono, dúvida? Então confira:

O roteiro dos seus sonhos variam de acordo com a sua idade.
Será que a trama dos seus sonhos foram feitas exclusivamente para você? Quer dizer, com conteúdos originais, escritos com momentos que vivenciou no cotidiano? Talvez! Estudos comprovam que isso não seja exatamente uma verdade.
De acordo como psicólogo Ian Wallace, autor do livro “The Top 100 Dreams” (algo como “os 100 sonhos mais comuns”, em uma tradução livre), há diversos roteiros que são comuns nos sonhos dos seres humanos. “Embora nossas experiências de vida variem, temos padrões de comportamento similares e mentes similares”, afirmou Wallace em entrevista dada ao jornal Folha de S. Paulo.
E outra coisa, sua idade pode determinar o tipo de material simbólico que guiará seu sono. Segundo o pesquisador, é muito comum que crianças sonhem com algo assustador habitando seu quarto, adolescentes sonham que estão sendo perseguidos por alguém, sonham morrendo e etc. Já os adultos sonham com os deveres do trabalho, faculdade, relacionamento e etc. 

Sabia que a sua TV pode determinar as cores do seu sonho?
Um estudo feito pelo site Psycentral revelou que 80% dos participantes com idade inferior a 30 anos sonhavam em cores. Porém, entre a faixa etária dos 60 anos em diante, esse número despencou para 20% dos participantes.
Acompanhando a evolução das pesquisas durante os anos em que os dados foram coletados, 1993 a 2009, os pesquisadores perceberam um aumento no número de adultos que sonhavam em cores. Mas, isso aconteceu apenas nas faixas dos 20 aos 30, dos 30 aos 40 e dos 40 aos 50.
Isso indica que, por causa da televisão em cores, os sonhos de muita gente passaram a ganhar novas tonalidades. Resumindo, é possível que a teledifusão influenciou consideravelmente o que as pessoas sonhavam durante a noite.
Mas há ressalvas, “caso as diferenças de exposição às mídias realmente expliquem os resultados, ainda resta a questão de como e por que a exposição às imagens de TVs e filmes preto e brancos têm esse efeito nos participantes, mesmo após vários anos de exposição a mídias coloridas, e considerando-se que vivem em um mundo com uma profusão de cores”.

Deficientes visuais de nascença têm sonhos sem imagens
Por mais que os sonhos são normalmente associados a ideia de que devem existir imagens, com os deficientes visuais é bem diferentes. Muitos acreditam que pessoas cegas de nascença não teriam sonhos, mas isso não é verdade. Grande parte do que compõe os sonhos advém de material captado pelos sentidos na noite que precede o sono.
Ou seja, isso não inclui apenas a visão, mas também os outros cinco sentidos. No caso de um deficiente visual, ainda haverá diversas "imagens" perceptivas ligadas aos outros sentidos que não a "visão".

A gravidez pode alterar a temática dos seus sonhos
Oito em cada dez gestantes sonham com "água", "dilúvio" e "tsunamis", leite e filhotes de animais também são frequentes. Isso tudo é relacionado aos símbolos comumente relacionados com o instinto biológico e também com as mudanças físicas e psicológicas de uma gestação.

Sonhos x personalidade
Se você é do tipo que ignora os sonhos ao acordar, mesmo eles sendo bons ou ruins, fique atento! Seus sonhos podem revelar mais do que parece sobre a sua personalidade. “Algumas pessoas podem sentir que seus sonhos são assustadores, que provocam ansiedade, e que seria melhor acordar para se sentir bem novamente”, disse o psicoterapeuta Jeffey Sumber ao site Psychcentral.
Ele acrescenta: “essas pessoas tendem a ignorar os sentimentos que o inconsciente tenta fazer com que confrontem nos seus sonhos. Sonhos representam uma oportunidade de aprender mais sobre nós mesmos e sobre o caminho escolhido na vida.
Normalmente, trata-se da tentativa de estabelecer uma ponte entre a mente inconsciente e a mente consciente”.
E se depois de tudo isso que você leu despertou um interesse em se conhecer melhor através dos seus sonhos, o pesquisador sugeriu uma pequena lista que você pode passar a seguir para adquirir um nível maior de autoconhecimento.
Anote o conteúdo dos seus sonhos: mantenha um bloco de anotações ao lado da cama, a fim de anotar o que puder se lembrar do sonho no momento em que acordar;
Identifique os seus sentimentos durante um sonho: você sentiu medo, excitação, remorso, raiva? Tente descrever como se sentiu durante a sonho;
Considere todos os elementos: você pode ser retratado de inúmeras formas nos seus sonhos.
Você pode tanto ser o herói quanto o vilão, por exemplo. De qualquer forma, vale levar em consideração todos os detalhes; e Mesmo os sonhos mais comuns podem ter grande significação: mesmo um singelo café da manhã pode revelar muito sobre o seu inconsciente.
Dessa forma, vale dar atenção mesmo aos sonhos mais comuns e, aparentemente, irrelevantes. Afinal, você pode estar sozinho ou acompanhado durante uma refeição ou o prato pode ser o mesmo que sua mãe preparava durante a sua infância.
Fonte: redbull
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.