TV GC

Hospital Regional de São Miguel do Oeste realiza sétima captação de órgãos

O procedimento que durou cerca de três horas, captou fígado e rins.

Hospital Regional - 12/03/2015 15:40 (atualizado em 30/11/-0001 00:00)
O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, de São Miguel do Oeste, realizou na manhã de hoje, dia 12, a sétima captação de órgãos. O doador foi um paciente de 38 anos, da cidade de Maravilha, que estava internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital com diagnóstico inicial de Hipóxia Cerebral e posterior evolução para Morte Encefálica.
A retirada dos órgãos, que é realizada como um procedimento cirúrgico normal e por cirurgiões com treinamentos específicos, contou com a participação de dois médicos da SC Transplantes, membros da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) enfermeiros e técnicos da UTI e Centro Cirúrgico do Hospital Regional. Os órgãos doados seguiram de avião para a capital Florianópolis.
 
Diagnóstico
A partir do momento em que há o diagnóstico de morte encefálica comprovada através de exames, entre eles eletroencefalograma, Doppler transcraniano e arteriografia, constata-se que não há mais possibilidade de vida. “Sabemos que o cérebro comanda todas as nossas funções vitais”, destaca o médico neurocirurgião, Giancarlo Gehlen Bregalda.
Conforme o médico, o tempo do diagnostico é fundamental para que a doação aconteça. “Quanto mais precoce o diagnóstico melhor, pois isso ajuda numa boa qualidade dos órgãos”, finaliza Bregalda.    
Fonte: Departamento de Imprensa/Hospital Regional Terezinha Gaio Basso
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.