TV GC

Seminário discute ações de preservação do Rio das Flores

Geral - 14/06/2012 13:54 (atualizado em 30/11/-0001 00:00)

GUARACIABA 

 

Guaraciaba sediou dia 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, o 2º Seminário Regional para Planejamento e Ações de Proteção da Bacia Hidrográfica do Rio das Flores. A atividade envolveu vários municípios da região que são banhados pelo Rio das Flores e iniciou com a apresentação de uma mística dos alunos das escolas municipais Pedro Theobaldo Ritter e Padre Alfredo Kasper, que enfatizaram os problemas ambientais e a responsabilidade do ser humano.

A palestra sobre "Gestão de Recursos Hídricos e o Papel do Comitê de Bacias Hidrográficas", ministrada por Mateus Tengaten, do Comitê de Gerenciamento da Bacia do Rio das Antas e Bacias Contíguas, abordou a importância e o papel deste comitê, que engloba 31 municípios da região. Tengaten também apresentou dados do Rio das Flores em termos de extensão por município, ressaltando a importância deste rio para o abastecimento humano. Falou ainda que a água é um recurso limitado e dotado de valor econômico.

A segunda palestra do dia foi com o tema "Direitos e Deveres do Cidadão quanto ao Uso e Proteção da Água", ministrada pelo promotor de justiça Maycon Robert Hammes, o qual abordou importantes aspectos da legislação que envolve o uso da água. Também esclareceu dúvidas dos participantes quanto ao licenciamento ambiental, Área de Preservação Permanente (APP), outorga para uso da água e outras questões.

Na parte da tarde, foram realizadas oficinas sobre decompositores de materiais orgânicos. Os participantes aprenderam como fazer um decompositor prático e de baixo custo, a partir de tambores de plástico. A oficina foi coordenada por extensionistas da Epagri, que também explicaram o funcionamento e os procedimentos corretos para o efetivo resultado.

No evento do ano passado, realizado em Guarujá do Sul, os municípios assumiram compromissos de realizar ações em prol do meio ambiente. No Seminário deste ano, Guaraciaba, Guarujá do Sul, Paraíso e São Miguel do Oeste apresentaram suas ações. O secretário de Agricultura e Meio Ambiente e também um dos coordenadores do Seminário, Leonir Dilli, apresentou as atividades realizadas em Guaraciaba, incluindo a coleta de material reciclável no interior, campanha para recolhimento de material eletrônico, palestras nas escolas sobre meio ambiente, criação de uma comissão para discutir ações ambientais prioritárias, projeto de redução do uso de sacolas plásticas, implementação do plano diretor e também elaboração do plano de saneamento.

Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.