TV GC

Caso suspeito de Dengue “liga o alerta” no município

Apesar do caso não ter se confirmado, a suspeita já serviu para que uma série de ações fossem desempenhadas pela Vigilância Sanitária Municipal a fim de evitar o surgimento de focos e da doença no município

Mobilização - 13/03/2015 10:58 (atualizado em 13/03/2015 10:59)
Na semana passada foi registrado um caso suspeito de Dengue no município de Iraceminha. Um paciente apresentou os sintomas, mas após a realização dos exames, o resultado foi negativo para a doença. Segundo a fiscal da Vigilância Sanitária do município, Alesandra Rozanski, a suspeita serviu para mobilizar a equipe de combate à Dengue.
Reunião foi realizada para orientar e conscientizar a população
De acordo com a fiscal, após surgir a suspeita, foram feitas ações que iniciaram no bairro onde reside o paciente, se estendendo, posteriormente, a outros áreas do município. Ela explica que reuniões também são feitas para alertar sobre o perigo, além de visitas às residência, com coleta de materiais. Os resultados dos testes para detectar a presença do mosquito no município, até então, também apresentaram resultado negativo.
Conforme Alesandra, o trabalho precisa continuar para evitar a entrada do mosquito e também da doença em Iraceminha. Segundo ela, panfletagens estão sendo realizadas e agentes de saúde também auxiliam na orientação e conscientização da população. A fiscal pede para que a população fique atenta. Ela lembra que cada um deve fazer a sua parte, mantendo a propriedade limpa, evitando deixar vasilhames e objetos que possam acumular água e servir de criadouro para o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença.
Vigilância Sanitária fez vistoria e detectou objetos que acumulam água e podem gerar a proliferação do mosquito
DENGUE NO ESTADO
Na terça-feira, dia 10, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) divulgou boletim atualizado sobre a Dengue no estado. Segundo informado, até segunda-feira, 9, foram confirmados 401 casos da doença em Santa Catarina. Deste total, 318 são autóctones (transmissão dentro do Estado), 36 importados (transmissão fora do Estado) e 47 estava em investigação para definir o local de transmissão. Os 318 casos autóctones registrados no Estado tiveram como local de transmissão Itajaí, que enfrenta um surto de dengue desde janeiro.
Em Santa Catarina, até o momento, foram identificados 2.304 focos do mosquito Aedes Aegypti. Os municípios de Chapecó, São Miguel do Oeste, Joinville, Itajaí, Xanxerê, Xaxim, Balneário Camboriú, Pinhalzinho e Itapema são considerados infestados pelo mosquito, definição realizada de acordo com a disseminação e manutenção dos focos.

Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.