Ciência
20/03/2015 15:47

Eclipse solar é visto por moradores de países no Hemisfério Norte Outros dois fenômenos acontecem no mesmo dia: equinócio e superlua

Geoff Caddick/AFP

O único eclipse solar total de 2015 criou belos cenários no céu do Hemisfério Norte nesta sexta-feira (20/3). No fenômeno, a lua bloqueou a luz do sol e sua sombra se projetou na Terra. O eclipse total só pode ser visto ao sul da Groenlândia, seguiu em direção às Ilhas Faroe e às ilhas norueguesas de Svalbard. No entanto, moradores da Europa, África e Ásia conseguiram ter uma visão parcial do fenômeno.

Steffi Loos/AFP

Outros dois fenômenos astronômicos ocorrem no mesmo dia. O equinócio, quando o dia e a noite têm exatamente a mesma duração (12 horas), e uma superlua. O equinócio de hoje marca a chegada do outono no Hemisfério Sul e ocorrerá oficialmente às 19h45, horário de Brasília, segundo o Observatório Nacional. O fim da estação será em 21 de junho, quando começa o inverno. O alinhamento entre Sol, Terra e Lua, com a Lua mais próxima da Terra, vai resultar no fenômeno conhecido como superlua.

Pelos dados da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, o próximo eclipse solar total está previsto para 9 de março de 2016, nas regiões da Ásia, da Austrália e do Pacifico. A Nasa elaborou um estudo com a previsão dos próximos eclipses até 2100. No Brasil, deve ocorrer um eclipse lunar total em 27 de setembro deste ano.

Daniel Roland/AFP

Fonte: correiobraziliens

Leia também...