TV GC

Queda no consumo de cigarros prejudica produtores de fumo em SC

Excesso de chuva e calor intenso também interferem no preço dos produtos. Agricultores procuram modificar o cultivo para fugir dos prejuízos.

Economia - 31/03/2015 14:24 (atualizado em 31/03/2015 15:23)
Foto: Reprodução

A queda no consumo de cigarros, apesar de ser uma notícia boa para a saúde, traz problemas aos produtores de fumo. No Sul de Santa Catarina, os agricultores procuram alternativas para mudar o cultivo, já que a baixa no consumo não é o único obstáculo.
A reportagem exibida no RBS Notícias desta segunda-feira (30) mostrou que o calor intenso e o excesso de chuva prejudicam as plantações. A influência do tempo também acaba atingindo o preço do produto, já que as fumageiras pagam de acordo com a qualidade do fumo.
Com dificuldades para negociar, agricultores registram estufas cheias.  "Baixou uns 15 a 20% em dinheiro para nós", comenta o produtor Márcio Kestering.
O setor amarga a queda de 20% nas exportações causadas pelo freio no consumo de cigarros. Além disso, países que antes compravam tabaco brasileiro, hoje passaram a produzir.
Em razão das dificuldades, a atividade se encaminha para cada vez se tornar mais rara na região. Forquilinha, por exemplo, hoje conta com 80 produtores de fumo. Há poucos anos, registrava 350 cultivadores de fumo.
Após trinta anos plantando tabaco, família de Jadson Lock procura diversificar o plantio, ou até mesmo parar o cultivo. "A gente viu que no final ia vender na companhia de fumo e eles iam querer pagar abaixo da qualidade, então resolvemos partir pra outras culturas, como arroz, milho e soja", conta o produtor.
Fonte: G1 SC
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.