TV GC

Confirmada primeira morte por Gripe A no Oeste de SC

Homem de 41 anos estava internado em Xanxerê há uma semana

Geral - 14/06/2012 17:45 (atualizado em 30/11/-0001 00:00)

A secretária municipal de saúde de Xanxerê, Iara Callfass, confirmou no começo da tarde a morte de um homem de 41 anos por Gripe A. Ele estava internado desde o dia 7 de junho na UTI do Hospital São Paulo.

O exame confirmando a contaminação, feito pelo Laboratório Central — Lacen de Florianópolis chegou na cidade na segunda-feira, dia 11.

Outras dois casos foram confirmados na cidade. Uma pessoa segue internada e outra já foi liberada.

O perfil das vítimas da gripe A em Santa Catarina

Homens entre 29 e 50 anos. Este é o perfil da maioria das vítimas de gripe A em Santa Catarina, que morreram entre começo de maio e esta quarta. Novas doses da vacina devem ser enviadas pelo Ministério da Saúde ao Estado, mas para um grupo restrito e ainda não definido.

Para o diretor da Vigilância Epidemiológica, Fábio Gaudenzi de Faria, a situação deixa todos em alerta. Ele confirma que há uma circulação intensa de H1N1 no Estado, mas que o retorno do vírus já havia sido detectado pelo Ministério da Saúde em abril.

— Foi quando começamos a identificar os casos e tivemos o primeiro óbito em Itajaí (em maio). A gente fala alerta e não preocupado, porque é um fenômeno que acontece todos os ano: o aumento dos vírus no inverno — observa.

Jovem adulto é o mais afetado

O fato de a maioria das vítimas serem jovens adultos também não surpreende o diretor. De acordo com Faria, desde 2009, quando houve a pandemia de gripe A, já se sabe que o vírus causa mais doença no jovem adulto. Este grupo não pertencia ao público-alvo da última campanha de vacinação, do Ministério da Saúde, que terminou em 1º de junho. Ela foi voltada a idosos, crianças entre 6 meses e dois anos e mulheres grávidas. Pessoas com doenças crônicas também podiam receber a dose.

Faria, que também é médico, explica que jovens adultos não foram incluídos na campanha, porque ela é voltada também para outros tipos de gripe, como a sazonal.

— Quando pensamos em gripe de maneira geral, os mais atingidos são crianças pequenas e idosos. Já a ampla campanha de vacinação que teve em 2010 e foi voltada especificamente para o vírus de H1N1 contemplava jovens adultos. Esta última foi uma vacina triviral — explica.

Diante do cenário, novas doses serão enviadas pelo Ministério da Saúde, mas o diretor já adianta que não será em grandes quantidades. Por isso, ele não consegue adiantar quais grupos serão vacinados.

— Para vacinar todos os adultos jovens seriam necessárias mais de 2 milhões de doses para SC, o que é impossível de se conseguir num período tão curto. O Ministério da Saúde já se colocou à disposição para encaminahar um quantitativo que não sabemos qual é. Se a gente conseguir proteger as pessoas com fator de risco, que são as doenças crônica, já seria de grande ajuda — ressalta.

Ainda que a vacina seja importante, Faria relembra que a prevenção, com a chamada etiqueta da tosse e outros cuidados, evitam a circulação do vírus. Uma campanha da Secretaria de Estado da Saúde relembrando essas medidas deve ser veiculada na mídia até o final da semana. 


Fonte: Diário Catarinense
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.