TV GC

Chile reconhece união civil entre casais do mesmo sexo

Nova lei, sancionada pela presidente Michelle Bachelet, entrará em vigor em outubro

14/04/2015 10:51 (atualizado em 30/11/-0001 00:00)
A presidente chilena, Michelle Bachelet sancionou, nesta segunda-feira, a lei que reconhece a união civil entre pessoas do mesmo sexo. A medida já entrará em vigor em outubro, seis meses após a sanção.Hoje estamos avançando como sociedade. Estamos dando um passo fundamental nesta estrada de direitos, justiça e respeito às liberdades individuais afirmou a presidente.
Michelle Bachelet sancionou a lei nesta segunda-feira - Costa Rica Presidency / REUTERS 
Com a sanção da nova lei, casais gays e aqueles que não são casados oficialmente terão muito dos direitos que anteriormente era assegurados apenas às pessoas casadas. 
Quando a lei entrar em vigor, esses casais poderão, por exemplo, herdar bens um do outro, serem incluídos como dependentes em planos de saúde e receber pensões.
A promulgação da medida foi recebida com alegria pelos movimentos sociais do país. A discussão da nova lei durou quatro anos no congresso e foi aprovada na Casa em janeiro deste ano.
— Este é o fim do monopólio que reconhece apenas uniões e famílias que sejam feitas dentro do casamento. Está é uma ótima notícia para o Chile— declarou Rolando Jimenez, presidente do Movimento pela Integração e Liberação Gay.
Para formalizar a união civil será necessário apenas um registro civil, uniões gays feitas no exterior também poderão ser registradas no país.
Fonte: O Globo
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.