TV GC

Tecnologia sem fio permite recarregar uma dúzia de aparelhos ao mesmo tempo

Basta abrir a porta de casa para que o ‘WattUp’ comece a encher de uma só vez a bateria do seu celular, tablet e notebook

Tecnologia - 27/04/2015 13:57 (atualizado em 30/11/-0001 00:00)
WATTUP QUER CONTRIBUIR PARA UM MUNDO COM MENOS FIOS (FOTO: DIVULGAÇÃO)
Aquela caixinha preta no canto esquerdo da foto promete tornar realidade algo que muita gente sonha há muito tempo: ela é capaz de recarregar seus dispositivos pelo ar. Nada de fio e nada de sofrer procurando por tomadas disponíveis. Como se isso já não fosse bom o bastante, segundo a empresa Energous, sua tecnologia WattUp tem o poder de recarregar de forma wireless até 12 gadgets de uma só vez, a uma distância de até 5 metros do aparelho. A invenção apresentada na CES 2015 funciona basicamente como um roteador que transmite energia via Bluetooth em uma frequência de 5,7 a 5,8 GHz.
Naturalmente, quanto mais aparelhos são alimentados pelo WattUp, menor é a quantidade de energia que chega até eles, e o mesmo vale para a distância – quanto mais longe da fonte emissora, mais fraco é o “sinal”. Caso se atinja o máximo de uma dúzia a um raio de 1,5 metro, cada um recebe 0,25 watts. Com quatro eletrônicos conectados, a situação já melhora bastante: a esta mesma distância, impressionantes 4 watts são roteados, e chegando ao limite de 4,5 metros do dispositivo, o número cai para 1 watt. Para efeito de comparação, um carregador de iPhone fornece cerca de 5 watts.
A tecnologia pode não ser uma campeã em termos de agilidade (não espere que ela recarregue um celular tão rápido quanto um carregador convencional), mas de qualquer forma este não é seu objetivo. Tendo um produto destes em casa, a ideia geral é fazer com que seus gadgets nem cheguem a ficar com a bateria fraca. O mais bacana é que o WattUp não fica emitindo energia de forma aleatória: é possível, por exemplo, configurá-lo para sempre deixar seu smartphone em 100%, mas só recarregar seu mouse sem fio quando a carga dele chegar aos 5%. Outro recurso interessante é que se houver dois sistemas na casa, um no quarto e outro na sala, os eletrônicos sempre receberão a frequência do que estiver mais próximo.
A Energous afirma que lançará a tecnologia no mercado até o final de 2015, com o custo do transmissor estimado em US$ 300. O maior entrave é que, por ora, a bateria dos dispositivos não é compatível com o WattUp, portanto seria necessário comprar um kit que a adapte à novidade. Eventualmente, se a invenção pegar, as fabricantes poderão lançar os gadgets já adaptados de fábrica – facilitando e barateando esta transição.
Fonte: Galileu
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.