TV GC

As aulas de educação física de 1960 vão te chocar

História - 08/05/2015 20:48 (atualizado em 30/11/-0001 00:00)
sierrahighschool

O programa de educação física aplicado na escola de La Sierra High School produzia adolescentes com físico melhor preparado que de muitos fuzileiros navais de hoje em dia.
Os alunos eram categorizados com base na escala de cores: shorts brancos eram para novatos, enquanto o vermelho, azul, roxo e dourado sinalizavam maiores capacidades. Os alunos novatos faziam no mínimo seis pull-ups, enquanto hoje, um fuzileiro naval é provado em um teste de aptidão física com apenas três.

lasierrahighpe-_142

A maioria dos meninos alcançavam pelo menos a categoria vermelha. Chegar no azul era um grande negócio, e os atletas dourados eram considerados impressionantes. Para alcançar o azul no ranking, precisavam conseguir pelo menos 34 pull-ups, além de carregar alguém nas costas por cerca de 9km, e apenas 19 alunos na história da escola nunca chegaram a esse nível.

sierrahighschool2

Doug Orchard, cineasta que esta trabalhando em um documentário sobre os esforços de Stan LeProtti, treinador que iniciou o programa em 1957, diz que não encontraram histórias de alunos feridos ou traumatizados pelo programa. Se alguém pegava uma gripe, ficavam fora durante um mês e na volta faziam um re-teste capacitivo. Calouros passavam seu primeiro ano apenas para aprender como respirar corretamente.

lasierrahighpe-_41

"O programa não só constrói aptidão física, mas bons americanos." Foi assim que a revista Look resumiu o programa de La Sierra High School de educação física, em janeiro de 1962.
A atenção que a mídia deu para o programa La Sierra foi tão grande que em 1962, o presidente Kennedy, preocupado com a saúde da população, fez um apelo aberto para que outras escolas adotassem o programa também, e mais de 4 mil delas se inscreveram, abrindo espaço para mulheres participarem. A juventude americana pode ter sido a mais apta até a década de 1960, quando começou a perder determinação.

lasierrahighpe-_79

"John Kennedy afetou nossas vidas drasticamente. Ele tinha vigor, ele tinha senso de juventude, ele tinha energia. Ele ficou sabendo de La Sierra High School e transformou os alunos dela exemplos para transformar a America em um lugar melhor. Ele entendeu que se os americanos fossem saudáveis fisicamente, eles seriam também emocionalmente, mentalmente, espiritualmente e patrioticamente." Tony Asaro, aluno de 1967.

sierrahighschool3

Em 1983, quando a escola fechou as portas, os esforços do treinador LeProtti ficaram esquecidos. Mas há alguns anos, a marca de roupas Abercrombie & Fitch telefonou para Ron Jones, historiador sobre aptidão física, para perguntar sobre o vídeo que ele tinha compartilhado.
O video acabou tornando-se um viral e agora Jones e Orchard esperam que o filme ajude legisladores e educadores a re-avaliarem programas de atividades físicas em todo o país.

Assista o vídeo e sinta-se transtornado:
 
Fonte: Ideafixa
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.