TV GC

Como evitar que seus olhos fiquem ‘cansados’ após um dia inteiro olhando para telas

A exposição ocular a dispositivos luminosos pode causar efeitos desastrosos - saiba como amenizá-los

Visão - 11/05/2015 20:14 (atualizado em 11/05/2015 20:15)
Se você passa boa parte do seu dia com os olhos grudados a um dispositivo luminoso (computador, celular e até televisão), saiba que sua saúde ocular está em perigo. Um estudo recente do The Vision Council sugere que 68% da geração dos millenials (nascidos depois da década de 1990) sofrem os efeitos da "tensão no olhos" causados por aparelhos digitais.
Vários fatores podem causar a tensão ocular, mas a principal causa é a exposição a dispositivos que emitem luz. Convenhamos que nossas interações com esses objetos são cada vez mais naturais - ou você consegue passar mais de um dia sem mexer no celular ou assistir televisão?

Sintomas e causa
Os sintomas da versão digital da tensão ocular são olhos desconfortáveis, vermelhos, secos e  irritados. Além de fadiga ocular, visão embaçada, lacrimejamento e dor de cabeça.
Isso acontece por que piscamos menos quando olhamos para uma tela, o que leva à secura e irritação dos olhos. A luz azul emitida por monitores digitais também aumenta a tensão ocular - e o The Vision Council relata que a exposição cumulativa e constante à essa luz pode danificar as células da retina.

Evitando a tensão 
A maneira mais simples (e óbvia) para evitar a tensão ocular digital é fazer pausas e olhar para longe de telas. No entanto, as orientações divergem sobre quantas vezes a pausa na exposição dos olhos deve ser feita.
The Vision Council defende uma pausa de 20 segundos a cada 20 minutos. Já o Ministério do Trabalho canadense sugere uma pausa de cinco minutos de pausa de operação do computador para cada hora trabalhada.
Outra dica é ajustar as configurações de brilho do seu celular, TV e computador. Isso vai te ajudar a forçar menos a visão quando estiver lendo alguma coisa. A iluminação ao seu redor também conta muito. Certifique-se que o brilho da tela não é maior que os níveis de luz no ambiente. Se os sintomas persistirem, procure seu oftalmologista.
Fonte: Revista Galileu
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.