TV GC

Inscrições para o processo seletivo 2015.2 do IFSC terminam na próxima semana

São 280 vagas para a região Oeste

Educação - 19/05/2015 16:07 (atualizado em 30/11/-0001 00:00)
Foto: Divulgação
O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) está com inscrições abertas até o dia 25 de maio para o processo seletivo de ingresso nos cursos técnicos e de graduação com início no segundo semestre de 2015 e até 8 de junho para cursos voltados a educação de jovens e adultos. Ao todo, estão sendo ofertadas 3.066 vagas em 17 cidades. Na região Oeste, são 280 vagas para os câmpus Chapecó, São Carlos e Xanxerê. 
Todos os cursos são gratuitos. Essa é a primeira vez que o Câmpus São Carlos irá ofertar cursos técnicos.
A taxa de inscrição para os cursos técnicos é de R$ 30,00 e para os cursos de graduação é de R$ 40,00. As inscrições devem ser feitas no site www.ifsc.edu.br, onde também estão disponíveis os editais com todas as informações detalhadas sobre o processo seletivo. Há também computadores disponíveis para inscrição em todos os câmpus do IFSC para candidatos que não possuem acesso à Internet. 
Para ingressar nos cursos técnicos do IFSC, é necessário fazer uma prova de conhecimentos gerais, chamada de exame de classificação. Essa prova será realizada no dia 14 de junho, de manhã para os cursos técnicos concomitantes e subsequentes e à tarde para os cursos integrados. Já o vestibular para os cursos de graduação está marcado para o dia 21 de junho. 
A lista dos candidatos aprovados em todos os cursos será divulgada no dia 8 de julho. Mais informações sobre o processo seletivo podem ser encontradas nos editais, disponíveis no site www.ifsc.edu.br. Em caso de dúvidas, o candidato pode entrar em contato com o Departamento de Ingresso do IFSC pelo telefone 0800 722 0250. A ligação é gratuita.
 
Entenda os tipos de cursos
O IFSC oferece três tipos de cursos técnicos: integrado, concomitante e subsequente. Nos cursos integrados, o aluno cursa o Ensino Médio junto com o técnico no IFSC. Nos cursos concomitantes, o aluno faz o curso técnico no IFSC ao mesmo tempo em que faz o Ensino Médio em outra escola. E, para os cursos técnicos subsequentes, o aluno deve já ter o Ensino Médio completo e só faz o curso técnico no IFSC.
Os cursos Proeja são voltados para pessoas que não concluíram os estudos em idade regular. Esses cursos são ofertados na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) e integram a educação profissional com a formação básica. 
Os cursos de graduação também são divididos em três tipos: bacharelado, licenciatura e superiores de tecnologia. Os cursos de bacharelado são cursos mais abrangentes e possibilitam uma área de atuação maior. As licenciaturas são destinadas à formação de professores para atuar na Educação Básica. Já os cursos superiores de tecnologia, também conhecidos como tecnólogos, são graduações de formação especializada em determinado eixo tecnológico.
 
Reserva de vaga
O IFSC possui reserva de vaga para candidatos que estudaram em escolas públicas. Do total de vagas ofertadas em cada curso, 50% delas são reservadas para candidatos que estudaram em escola pública. Dentro desse percentual, há ainda a reserva de vaga para candidatos de baixa renda e para candidatos que se autodeclarem pretos, pardos ou indígenas. 
Para se inscrever pelo sistema de cotas para os cursos técnicos é necessário ter cursado todo o Ensino Fundamental em escola pública. Já para se inscrever nos cursos de graduação o candidato deve ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública. Os candidatos que não se enquadram nessas situações devem, no momento da inscrição, selecionar a opção ampla concorrência. 
 
Confira abaixo os cursos que estão com inscrições abertas na região:
Câmpus Chapecó
Técnico Integrado em Informática (vespertino) – 40 vagas
Técnico Subsequente em Eletroeletrônica (noturno) – 40 vagas
Técnico Subsequente em Mecânica (noturno) – 40 vagas
Engenharia de Controle e Automação (matutino) – 40 vagas
PROEJA/Técnico em Eletromecânica (noturno) – 40 vagas

Câmpus São Carlos
Técnico Concomitante em Edificações (noturno) – 40 vagas

Câmpus Xanxerê
Técnico Concomitante em Mecânica (noturno) – 40 vagas
Fonte: Coordenadoria de Jornalismo do IFSC
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.