TV GC

EXPERIÊNCIA VIVENCIADA: Dr. Gustavo Grolli Klein realiza doutorado na Universidade Tufts (EUA)

Após quatro meses de experiências no exterior, o profissional migueloestino compartilha conhecimentos adquiridos e projeta novidades para a área de cirurgia ortognática na região oeste catarinense

Doutorado - 22/05/2015 09:36 (atualizado em 22/05/2015 09:44)
Na clínica de cirurgia da TUFTS University (Foto: Arquivo Pessoal)
Aprimorar os conhecimentos na área de cirurgia buco maxilo facial foi o principal objetivo que levou o cirurgião migueloestino, Gustavo Grolli Klein, a aventurar-se em um pais desconhecido. Mal sabia ele, do quão vasto seria o aprendizado que iria encontrar ao vivenciar por quatro meses, o ensino na Tufts University, em Boston, Massachusetts, nos Estados Unidos.
Dr. Gustavo destaca que a ideia de aprimorar o conhecimento na área era um sonho antigo e que foi conquistado após optar pela realização de um doutorado em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial da Universidade do Sagrado Coração, Bauru/SP. “Quando conversei com meu orientador, ele entrou em contato com a Tufts, que após a análise do meu projeto de pesquisa, mostrou-se interessada em desenvolver o trabalho proposto, isso foi em 2013. 
No campus nevado da TUFTS em segundo plano as bandeiras dos Estados Unidos, Boston e da TUFTS University (Foto: Arquivo Pessoal)
Então passamos todo o ano de 2014 trabalhando no projeto, viabilizando espécimes e materiais, até que e junho de 2014 eu obtive a resposta favorável”, recorda.
Após a elaboração do projeto e busca de empresas parceiras, Klein relata que foi para Massachusetts realizar a segunda etapa do doutorado ‘sanduiche’. Baseou sua tese na análise de diferentes placas na cirurgia ortognática.  “As placas que estudei, são utilizadas para promover estabilidade após grandes avanços mandíbulares. Para isto é preciso ter uma placa que resista a força muscular, bem como esforços mastigatórios. Eu analisei, do ponto de vista biomecânico, como elas se comportam e quais suas indicações”, explica. A experiência durou em torno de quatro meses, de dezembro de 2014 a março de 2015.
Ao relatar as vivências em outro país, o cirurgião buco maxilo facial ressalta que a riqueza de experiências pessoais e profissionais foi imensurável. “Pude ver a realidade deles, o que eles tem de melhor ou pior, o que falta para nós chegarmos ao nível de excelência que eles chegaram”, relata. De acordo com Klein, dentre as maiores conquistas esteve a oportunidade de atuar ao lado de profissionais renomados da área e presenciar a possibilidade de evolução tecnológica. “A exemplo os escâneres intra-orais, cirurgias virtuais e materiais inovadores, ainda não disponíveis em nosso mercado”, exemplifica. Ele destaca ainda que logo pretende adquirir e trazer tecnologias como estas, para facilitar o dia a dia de seu trabalho e melhorar a qualidade de vida de seus pacientes. 

O DOUTORADO
O programa de Doutorado em Biologia Oral, com as áreas de concentração Biologia Oral, Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, da Universidade do Sagrado Coração - Bauru/SP visa formar profissionais para docência e pesquisa, proporcionando capacitação técnica, desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para o desempenho de suas atividades profissionais, despertando no indivíduo o espírito científico crítico e atualizado nas respectivas áreas que o compõem.
Pintura do primeiro procedimento realizado sob anestesia geral, localizada no ETHER DOME do MGH Hospital (Foto: Arquivo Pessoal)
Dr. Gustavo ressalta que, a opção de especializar-se na área de cirurgia ortognática surgiu da demanda de atendimentos nos últimos anos, e que segundo ele, a tendência é de que cada vez mais pacientes procurem por esse tratamento, em busca de saúde e autoestima. E a opção pelo ensino na Tufts University,  baseia-se no fato de esta ser, uma das mais conceituadas do mundo na área. “Tive a oportunidade de morar no coração acadêmico dos Estados Unidos. Além da Tufts University, Boston é a cidade onde está localizada Harvard University, Boston Univerty e o MIT – Massachussets Institute of Technology. Pude realizar estágios e assistir aulas no hospital de Harvard, o MGH hospital, onde foi descoberto o uso do éter e do óxido nitroso para a anestesia geral”, cita.
Dr. Gustavo também trabalha na área da implantodontia, e segundo ele no Brasil os estudos e a execução das técnicas nesta área, evoluíram muito nas últimas décadas, e nada deixam a desejar ao que vivenciou em sua estadia no país norte-americano. Ele destaca que em setembro de 2014, teve a honra e o prazer de ser recebido para jantar na casa o inventor da osseointegração Prof. Dr. Per Ingvar Branemark. 
Com os professores da TUFTS University (Foto: Arquivo Pessoal)
Os trabalhos científicos tem obtido importantes conquistas, principalmente para casos de cirurgias ortognáticas, e acredita que seu doutorado virá a contribuir ainda mais com os estudos dessa área, além de possibilitar sua aplicação à realidade local. “Hoje temos hospitais adequados para realizar essas cirurgias em São Miguel do Oeste e todas essas placas que estamos estudando são para facilitar a vida do paciente. É graças a esses estudos que outras pessoas começaram e queremos dar continuidade, que as cirurgias de hoje são possíveis. Desta forma, pretendemos cada vez mais aperfeiçoar as técnicas e materiais e divulgar os resultados”, finaliza.
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.