TV GC

MEC reafirma compromisso com Campus da UFFS no Extremo-oeste

UFFS - 29/05/2015 10:41 (atualizado em 29/05/2015 16:27)

BRASÍLIA

Pedro Uczai (PT/SC) liderou a comitiva de prefeitos e vereadores da Ameosc em audiência no Ministério da Educação (MEC)

O deputado federal Pedro Uczai (PT/SC) liderou a comitiva de prefeitos e vereadores da Ameosc em audiência no Ministério da Educação (MEC).  Na quinta-feira (28) as lideranças catarinenses foram recebidas pelo secretário executivo do ministério, Luis Cláudio Costa, pela coordenadora de ensino superior, Dulce Tristão, e pelo assessor parlamentar, Leandro Cerqueira. Na pauta, a implantação do campus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) no Extremo-oeste.

Na oportunidade Uczai, ao fazer um relato histórico das articulações em favor da expansão da federal para a região da Ameosc, lembrou que ainda em 2012 o então ministro da educação Aloísio Mercadante, assumiu o compromisso de que seria prioritário a região de São Miguel do Oeste ser contemplada com um Campus da UFFS. Segundo Uczai, reconhecer isso é fazer justiça e resgatar os acordos dos movimentos sociais que foram fundamentais no processo de implantação da federal da Fronteira Sul ainda em 2009.

“Nós temos o entendimento de que não importa quem esteve no comando do MEC nos últimos anos, entendemos que foram decisões de Governo e precisam ser respeitadas pelos novos gestores. O Mercadante dizia na época, que se o Rio Grande do Sul passou de dois Campus para o terceiro sem uma decisão coletiva, a partir daquele momento não se tinha mais condições políticas de permitir a criação de novos Campus no Paraná e no Rio Grande do Sul sem resolver a situação dos Campus de São Miguel do Oeste e Concórdia em Santa Catarina. Portanto, é dentro deste contexto que nós estamos aqui”, apontou Uczai 

De acordo com Uczai, o secretário executivo do MEC, Luis Cláudio, reafirmou que o pleito é bastante “qualificado” e que já conversou internamente com sua equipe, além de contar com o apoio da atual reitoria da federal.  “O pleito de vocês é bastante estratégico para a região. A Federal da Fronteira Sul precisa avançar e o que vocês colocam foi muito bem fundamentado. Então a análise técnica nossa, nós temos que fazer projeto de lei, contratação de pessoal, temos que ver como vamos fazer isso tudo. Pode ter certeza que esse pleito será considerado”, destacou o secretário executivo Luis Cláudio Costa.

Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.