Saúde da mulher
29/05/2015 13:43

Os riscos reais de trombose entre usuárias de anticoncepcionais A carga hormonal pode aumentar os riscos de trombose, mas a pílula não é a maior vilã das doenças das veias.


O cirurgião vascular dr. Caio Focássio, de São Paulo, alerta que os agravantes mais perigosos entre mulheres que já possuem predisposição genética para a trombose que usam pílula anticoncepcional - principalmente aquelas com estrogênio e progestágenos - são a obesidade, o uso de cigarro e o sedentarismo.
"A trombose venosa é um distúrbio vascular causado pela formação de um coágulo de sangue dentro de um vaso sanguíneo, que ocorre por alterações da velocidade de fluxo dentro das veias, viscosidade do sangue e alterações da parede venosa", esclarece o médico. "Os hormônios femininos e o aparelho vascular estão relacionados. Alguns hábitos, além da hereditariedade, podem levar à insuficiência venosa". Para ele, o uso de medicamentos com carga hormonal pode aumentar os riscos, mas a pílula não é a grande vilã das doenças das veias.
A página do Facebook "Vítimas de anticoncepcionais. Unidas a favor da vida" reúne relatos de mulheres que sofreram problemas relacionados ao uso da pílula. É importante lembrar também da necessidade de consultar um médico para receitar a pílula ideal de acordo com o seu organismo e histórico!

Galeria de fotos

Fonte: M de Mulher

Leia também...