TV GC

Espinafre, brócolis e alimentos com vitamina E protegem os olhos da catarata

Doença deixa o cristalino opaco, o que impede uma pessoa de enxergar corretamente; maioria dos casos acomete idosos

Saúde - 29/05/2015 14:32 (atualizado em 30/11/-0001 00:00)
Comer alimentos que contêm vitamina E, como espinafre, brócolis, sementes, nozes e azeite de oliva, pode reduzir em um quarto o risco de desenvolver catarata, doença ocular ligada a um processo de perda progressiva da transparência do cristalino. Uma das formas mais comuns da doença se manifestar é com o avanço da idade. Essa conclusão foi sugerida por meio de uma revisão de estudos feita em uma divisão de medicina da Universidade Qingdao, na China, e publicada no periódico Public Health Nutrition.
Através dos estudos, que compreendem 245 mil pessoas, foi descoberto que, geralmente, um nível adequado de vitamina E no sangue parece ter efeito protetor no que diz respeito às doenças oculares e, que consumir vitamina E por meio da alimentação ou suplementação reduz o risco de catarata ligada à idade em 27%. 

>> Conheça alimentos que fazem bem aos olhos:

Ovo é indicado por ser fonte de luteína e zeaxantina, auxiliares na prevenção da evolução da degeneração macular.

Laranja é rica em carotenoides, nutrientes aliados da saúde ocular, que previnem um tipo de cegueira noturna.

Peixes, como salmão, sardinha e atum, são excelentes fontes de antioxidantes (como ômega 3) que ajudam a combater a formação de radicais livres prejudiciais aos olhos

Cenoura é rica em carotenoides, nutrientes aliados da saúde ocular, que previnem um tipo de cegueira noturna

Linhaça é fonte de vitamina E e de ômega 3, 6 e 9, todos de extrema importância para tratamento do olho seco, uma alteração comum e desconfortável. 

Mamão é rico em carotenoides, nutrientes aliados da saúde ocular, que previnem um tipo de cegueira noturna.

Azeite de oliva: outra fonte de omega 3, vitamina E e polifenóis, também é um alimento indicado para prevenir degeneração macular. 

"Os resultados do nosso estudo têm implicações clínicas e sanitárias importantes, já que diz respeito à prevenção da catarata ligada à idade", diz Yufei Zhang, autor da pesquisa. "Uma diminuição estatística significativa do risco de desenvolver a catarata foi evidenciada com um maior aporte de vitamina E, a partir de 7 mg por dia", completou. 
A dose de vitamina E diária recomendada aos adultos é de 10 mg. 


Fonte: Saúde IG
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.