TPM
29/05/2015 17:06

Como aliviar o inchaço durante a TPM Muitas mulheres ficam inchadas dias antes da menstruação, o que causa tremendo desconforto. Isso acontece por conta das alterações hormonais, mas a boa notícia é que algumas dicas podem amenizar – e até mesmo acabar — com os sintomas

O período que antecede a menstruação é muito desconfortável para a maioria das mulheres que sofrem com as alterações hormonais. "A principal queixa, neste período, é a retenção líquidos, que acontece por conta do aumento da produção de progesterona. O problema acomete principalmente as pernas e as regiões dos seios e do abdômen", diz Adriana Benito, médica da rede Pró-Corpo Estética Avançada. Para evitar o desconforto, a especialista recomenda algumas mudanças na rotina e na alimentação. 
 
1. Evite alimentos industrializados
  É importante diminuir a ingestão de alimentos embutidos e processados, temperos industrializados e refrigerantes. Esses produtos são ricos em conservantes e sódio, que favorecem a retenção de líquidos. Invista em alimentos que tenham efeito diurético, como chá verde, melancia e limão, que ajudam o corpo a eliminar o excesso de água.

2. Dobre o consumo de água
A água também é fundamental para diluir os minerais e eliminá-los pela urina. O recomendável é beber, em média, oito copos de água ao longo do dia. Mas é preciso evitar os líquidos durante as refeições, por que a água dilui o suco gástrico, responsável pela digestão. Com isso, ela se torna mais lenta, gerando aquela sensação de peso. 

3. Pratique exercícios
As atividades aeróbicas durante a TPM, com duração mínima de 20 a 30 minutos por dia, faz com que o corpo elimine o excesso de água. Além disso, as atividades físicas estimulam o fluxo nas veias e vasos linfáticos, combatendo o problema.
 
4. Apele para as massagens
Outra solução bastante eficaz é a drenagem linfática. “A técnica utilizada durante a massagem estimula a eliminação do excesso de líquido contido nas células do corpo de forma rápida”, afirma Adriana.
“Se o inchaço persistir por até quatro dias após o início do período menstrual, fique atenta e procure um médico para investigar outras possíveis causas para o sintoma. A questão pode ter relação com problemas renais, circulatórios ou, até mesmo, sobrepeso”, completa a especialista.

Galeria de fotos

Fonte: M de Mulher

Leia também...