TV GC

Município realiza conferência municipal de Saúde

Evento ocorre a cada quatro anos e é um espaço democrático de construção de políticas da saúde, onde o povo se manifesta, orienta e decide os rumos da saúde em cada esfera

Saúde - 05/06/2015 09:22 (atualizado em 30/11/-0001 00:00)
(Divulgação): Conferência teve a participação de um grande público
Na última terça-feira, dia 2, nas dependências do Clube de Idosos de Iraceminha, aconteceu a 6ª Conferência de saúde do município. O evento contou com a participação de diversas autoridades políticas e de Saúde. O prefeito Bruno Pan fez a abertura do evento e destacou a importância da participação popular para elencar as diretrizes da saúde pública no município. Após foi apresentado o regimento geral da conferência, o qual foi aprovado.
Ainda pela parte da manhã, conferencista, Patrícia de Farias, explanou sobre a saúde pública atualmente e o tema abordado: “Saúde pública de qualidade para cuidar bem: Direito do povo”. Na ocasião também foram apresentadas as propostas dentro dos oito eixos da conferência, três municipal, uma estadual e uma federal, dentre elas, direito de saúde, garantia de acesso e atenção a qualidade, participação social, valorização do trabalho e da educação em saúde, financiamento do SUS e relação público privado, gestão do SUS e modelos de atenção à saúde, informações, educação e política de comunicação do SUS e reforma democrática.
Ainda pela parte da manhã reuniram-se em grupos para debaterem sobre os assuntos abordados. Cada grupo foi coordenado por dois delegados que representam profissionais da saúde, prestadores de serviço, representantes governamentais e usuários do município. Pela parte da tarde ocorreu a apresentação das propostas de cada grupo, as quais foram apresentadas para a aprovação. Ocorreu também a eleição dos delegados que representarão o município de Iraceminha na conferência estadual na capital do Estado.
A conferencia municipal da saúde é um espaço onde se discute e constrói a política de saúde de um região. Ocorre a cada quatro anos e é um espaço democrático de construção da política da saúde, onde o povo manifesta-se, orienta e decide o rumo da saúde em cada esfera. Segundo secretário de saúde Claudir Da Rosa, a conferência de saúde no município é um meio de elencar propostas para os avanços do SUS no município e todas as regiões.

Fonte: Redação Gazeta Catarinense
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.