TV GC

Inseticida pode afetar desenvolvimento intelectual de crianças

Ciência - 12/06/2015 15:47 (atualizado em 12/06/2015 15:49)
Uma classe de inseticidas amplamente utilizada na agricultura e a nível doméstico, os piretróides, pode afetar o desenvolvimento intelectual das crianças - segundo um estudo divulgado nesta semana pelo INSERM (Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica) da França.
"O resultado deste estudo mostra que a exposição durante a infância a insecticidas piretróides", que são detectadas na urina pela concentração de dois resíduos destes produtos, está "associada a habilidades cognitivas em crianças com menos de seis anos", de acordo com um artigo publicado na revista Environment International. Pesquisadores da Universidade e do Centre Hospitalier Universitaire (CHU) da cidade francesa de Rennes se dedicaram a avaliar a correlação entre as capacidades cognitivas em uma amostra de 287 crianças de seis anos e a concentração de elementos residuais desses inseticidas na urina.
Os pesquisadores estudaram a compreensão verbal das crianças, o que é um bom indicador da aptidão escolar e capacidade de memorizar novas informações. Enquanto isso, a concentração de seis diferentes metabolitos, resíduos de decomposição pelo corpo de insecticidas piretróides, foi medida na urina de crianças que integraram a amostragem.
Para dois destes metabólitos foi encontrada uma correlação entre sua concentração e o menor desempenho cognitivo das crianças, inclusive levando em conta fatores capazes de desviar os resultados. Os desempenhos intelectuais mais baixos encontrados em algumas crianças se traduziam em dificuldade para a concentração, compreensão do entorno e na aquisição de novos conhecimentos.
Fonte: Mega Curioso
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.