TV GC

Escolas municipais de Mondaí recebem alimento da agricultura familiar

31/07/2015 10:44 (atualizado em 30/11/-0001 00:00)

MONDAÍ – As Escolas Municipais de Mondaí estão recebendo produtos da agricultura familiar. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) é o órgão responsável pelo Programa Merenda Escolas, e repassa a cada ano letivo aos estados e municípios R$0,30 a R$ 1 por aluno, de acordo com a etapa de ensino. 

O investimento é calculado com base no censo escolar do ano anterior ao atendimento, onde no mínimo 30% dos recursos sejam destinados à compra de alimentos da agricultura familiar através das chamadas públicas de compra, com dispensa de licitação.

A Secretaria de Educação de Mondaí recebe produtos da agricultura familiar por meio da Coafamo. Segundo a secretária Marilena D’Altoé o objetivo é atender as necessidades nutricionais dos alunos para contribuir na aprendizagem e rendimento, bem como promover hábitos alimentares saudáveis. “O cardápio das escolas é elaborado pela nutricionista Joyce Walker dos Prazeres que acompanha e elabora todas as etapas desde a aquisição até a preparação e distribuição da alimentação”, comenta. 

Segundo a nutricionista deve-se levar em conta a procedência do alimento, como o local, a sazonalidade e conter alimentos variados, frescos e que respeitem a cultura e os hábitos alimentares saudáveis. “A Coafamo oferece aos estudantes frutas e verduras orgânicas, produzidas pelos agricultores familiares da região, que impulsionam a economia local”, ressalta. 

Marilena ainda destaca que essa parceria traz benefícios para o agricultor familiar, pois é mais uma alternativa de comercialização e hábitos alimentares saudáveis, contribuindo para o desenvolvimento dos alunos e para o município, significando o fortalecimento da cadeia da produção à comercialização e a geração de emprego e renda, fortalecendo a economia local.


Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.