TV GC

Responsabilidade e transparência fazem parte do dia a dia da cooperativa de crédito

O Sicoob Credial tem como meta contribuir com a comunidade, valorizando as pessoas, e ser reconhecido como a melhor instituição financeira e prestadora de serviços e para isso, aposta na responsabilidade e transparência de sua administração

Especial - 07/08/2015 15:10 (atualizado em 07/08/2015 15:44)
CUNHA PORÃ - Desde janeiro de 1987, o atual diretor operacional do Sicoob Credial, Márcio Luiz Schmitt acompanha de perto a evolução da cooperativa. Hoje, ele lembra que no início um dos desafios era fazer com que as pessoas acreditassem em uma ideia diferente de serviço financeiro.  Ele evidencia que na época o cooperativismo de crédito não era muito conhecido.  “Nosso desafio inicial foi fazer com que as pessoas acreditassem nessa ideia de gestão financeira cooperativa, e essa ideia deu certo”, frisa.
Schmitt lembra que com o tempo o crescimento se fez necessário. “Tivemos percalços que são naturais em toda empresa que se desenvolve, mas todos foram vencidos e hoje atuamos com mais de 28 mil associados”, conta.
Schmitt ressalta que o lema da cooperativa é que tudo deve ser administrado com transparência. “Isso que o associado espera dos gestores da cooperativa, buscamos ser bastante transparentes, entendemos que tudo o que é administrado pela cooperativa, tem que ser administrado com responsabilidade,” alerta.  
Ele ressalta que mesmo a economia apresentando seus desafios em 2015, o Sicoob Credial tem a consciência do que é importante, e por isso é analisado cada operação de crédito, empréstimos com recursos em condições favoráveis. “O que é importante para nós, é que o nosso associado esteja bem, e que aquele investimento gere retorno para ele. Ele estando bem a sua cooperativa também estará,  os dois formaram uma parceria sustentável”, considera. 

Crescimento com o passar dos anos

Para o diretor Operacional está comprovado que onde existe uma cooperativa de crédito atuante a comunidade se fortalece economicamente, e essa é a ideia do Sicoob Credial. “Acredito que estamos fazendo isso com maestria em razão dos números que observamos crescerem no dia a dia”, declara.
Uma das maiores vantagens do cooperativismo de acordo com Schmitt é o fato do associado também ser dono da cooperativa.  Ele reforça que no Sicoob Credial, o associado colhe os frutos anualmente. “Todos os anos devolvemos para o associado às sobras da cooperativa, que a parte capitalizada pelo associado, depositando em conta corrente poder fazer uso de como ele bem entender”, declara. Ele enfatiza ainda que essa metodologia fortalece o vínculo com a comunidade. Além das sobras, o Sicoob Credial oferece diversas vantagens ao associado. 
Segundo Schmitt, o Sicoob Credial tem como meta contribuir com a comunidade, valorizando as pessoas, e ser reconhecido como a melhor instituição financeira e prestadora de serviços. “Se atingirmos os números, automaticamente vamos representar um maior crescimento, trazendo novos negócios, por isso trabalhamos buscando esse reconhecimento, e o crescimento ele acontece praticamente em razão disso por conta própria”, declara.

Valorização do ser humano

Com mais de 100 funcionários em seu quadro social, o Sicoob Credial faz parte da vida de cada um deles. Para Schmitt, que está a 28 anos na cooperativa, brinca que o seu sobrenome já mudou, “eu já adquiri outro sobrenome que é o Sicoob, como já tenho 28 anos de casa às pessoas vinculam a cooperativa com a gente”, brinca. Ele declara ainda que o Sicoob Credial oportunizou conhecimento e conquistas em sua vida profissional. “Sou muito grato ao Sicoob Credial porque me deu uma oportunidade lá no começo”, reconhece.
Para Schmitt as pessoas são os maiores patrimônio da cooperativa, e para isso o Sicoob Credial investe em seu quadro funcional, com palestras, reuniões, cursos e encontros. “Isso mostra o quanto valorizamos as pessoas, que é o principal fator que é apontado como o impulsionador do nosso sucesso, o bom atendimento pessoal e personalizado que damos aos associados”, finaliza.

Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.