TV GC

Ouvir musica durante a atividade física ajuda no desempenho

O cérebro pode liberar analgésicos naturais, diminuindo a sensação de cansaço

Variedades - 13/08/2015 16:04 (atualizado em 13/08/2015 16:05)
Um artigo publicado no jornal The Independent revelou que ouvir música enquanto se pratica exercícios físicos faz com que substâncias químicas sejam liberadas no cérebro. Elas exercem a função de analgésicos e ajudam a reduzir a dor e a sensação de cansaço no corpo. O resultado disso é um maior desempenho na hora de praticar as atividades.

Robin Dunbar é professor de psicologia na Universidade de Oxford e estudioso do assunto. Sobre o tema, ele explica: "Quando ouvimos música, o cérebro libera analgésicos naturais que agem no corpo, como a morfina. Se interagimos com a música, seja cantando ou dançando, a liberação destes compostos é ainda maior".

Outro fato comprovado é o de que, quando a faixa é escolhida sob medida para um treino específico, o exercício passa a ser mais fácil de ser praticado por qualquer pessoa. Isso porque a música age de forma a desviar a atenção da dor física.

Alguns estudos científicos apontam que seis minutos de música são suficientes para que o esforço feito na atividade física caia de forma brusca. "Já sabíamos que a música tinha um papel revigorante. Mas agora estamos entrando em uma nova fase de pesquisas científicas para avaliar as transformações biológicas causadas por ela", declarou o pesquisador do departamento de Biologia Cognitiva da Universidade de Viena, Daniel Bowling.

Além de todas as vantagens acima, as melodias são também importantes para ativar a área responsável pelo prazer, no cérebro. Essa região libera dopamina – composto associado à sensação de bem-estar.

Portanto, sempre vale a pena aproveitar o momento de exercícios físicos para ouvir uma boa música!
Fonte: Jornalismo Antena 1 Sabrina Laranjeira
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.