TV GC

Mantenha a saúde e emagreça no inverno

Pode não parecer, mas esta é a melhor época para emagrecer e praticar atividades físicas

Ciência - 21/06/2012 16:28 (atualizado em 30/11/-0001 00:00)

 As temperaturas mais baixas fazem aumentar a sensação de fome, por isso, muita gente acaba exagerando no consumo de massas, doces e pães. A nutricionista Fatima Corradini Domingues, Supervisora de Gastronomia e Nutrição do Hospital São Cristóvão, em Campos do Jordão (SP), explica por que isso acontece.

— No inverno o nosso corpo tende a trabalhar mais para manter a temperatura do corpo devido à baixa temperatura externa. Sendo assim, o gasto energético torna-se maior e automaticamente a fome surge como uma solicitação de ajuda do organismo em obter substrato para fonte dessa energia — diz Fatima.

Segundo a nutricionista, o aumento de peso neste período pode estar associado ao exagero no consumo de alimentos calóricos e a falta de atividades físicas. Porém, ao contrário do que possa parecer, o inverno é a estação perfeita para iniciar uma dieta.

— Se pensarmos fisiologicamente é a estação do ano mais fácil emagrecer, pois, neste período naturalmente o organismo tende a gastar mais energia para a manutenção da temperatura corpórea — conta a nutricionista.

Outra característica marcante do inverno é a vontade incontrolável de comer chocolate. Nessas situações Fatima orienta que além de ser uma ótima fonte de energia, o consumo do chocolate aumenta a produção de serotonina, neurotransmissor responsável por elevar o humor e produzir sensação de bem estar. Só não vale exagerar. Um boa opção para saciar a vontade de doce é comer frutas como o caqui, que além do sabor docinho, possui alto teor de vitamina A.

É importante observar que a vontade de comer doce pode estar associada à baixa taxa de serotonina e neste caso, alguns alimentos fontes de triptofano, um aminoácido essencial que combate aos efeitos da falta de serotonina pode ajudar. A nutricionista complementa com as opções: carnes magras, peixes, leites e derivados desnatados, queijo branco, nozes e leguminosas.

Para quem busca uma dieta balanceada, o primeiro passo é comer de 3 a 5 vezes ao dia.

— Isso é importante para evitar picos de fome e a sobrecarga calórica em apenas uma refeição. Não se esqueça também de intensificar o consumo de chás, sucos e águas. A hidratação é muito importante em todas as estações do ano — explica Fatima.

O ideal são refeições e alimentos que auxiliam no efeito de saciedade: alimentos integrais, frutas assadas, caldos de legumes e chás que aquecem o corpo também. Alimentos fonte de proteínas de origem “magra” também é uma boa pedida devido conterem triptofano. Sopas, caldos e fondues são muito bem vindos no inverno.

Para uma opção saudável, seguem algumas dicas de como reduzir as calorias destas preparações:

Sopas e Caldos: Opte sempre por muitas verduras e legumes, repolho, salsão, aipo, brócolis, espinafre, couve manteiga, cenoura, chuchu, escolha somente 1 fonte de carboidrato por preparação, ou seja, escolha entre batata, mandioquinha, cará, mandioca, dentre outras. Na opção de preparar um creme, substitua o leite integral por desnatado, acrescente às sopas, mussarela de búfala, queijo branco ou tofú.

Fondues light: Carne: utilize sempre carnes magras e o óleo pode ser substituído por água. Queijo: utilize queijo cottage e cream cheese em substituição aos tradicionais, pode ser consumido com tomates cereja e pão integral. Chocolate: Utilize o creme de leite light e a proporção de chocolate meio amargo maior em relação ao chocolate ao leite e consuma com frutas.

Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.