TV GC

Proteja-se contra aftas

As mulheres sofrem duas vezes mais com essas feridinhas na boca do que os homens. Boa notícia: dá para evitá-las com alimentação e limpeza bucal

Ciência - 26/06/2012 14:52 (atualizado em 30/11/-0001 00:00)

A afta, doença não contagiosa que aparece na bochecha, na língua ou na gengiva, afeta cerca de 20% da população mundial de forma recorrente, segundo o médico Sergio Szachnowicz, um dos autores do livro Tratado de Gastroenterologia, publicado pela Federação Brasileira de Gastroenterologia. E as mulheres são duas vezes mais atingidas que os homens, provavelmente por causa das alterações hormonais próprias do ciclo menstrual.

Os especialistas acreditam que 50% das aftas surgem com a baixa imunidade provocada pelo stress emocional. Mas alimentos condimentados, ferimentos na boca, falta de nutrientes, alergias, doenças autoimunes e reações a determinados remédios também levam à afta. Aprenda a se prevenir desse enorme desconforto.


Santa vitamina C
Além de reforçar o sistema imunológico, ela auxilia no processo de cicatrização das feridas e evita o sangramento das gengivas. Capriche no consumo de frutas (laranja, limão, manga, caju, morango, mamão papaia, goiaba, acerola e kiwi), legumes (como pimentão e tomate) e outros vegetais (brócolis, couve-flor, couve, agrião e rúcula, por exemplo).

Fiel escudeira
A vitamina B2, encontrada em queijos, leite, cereais integrais, aves, peixes, gema de ovo e vegetais verdes, energiza o organismo e combate o envelhecimento dos órgãos. Resultado: as células de defesa ganham força para vencer o stress.

Perigo à mesa
Fuja de alimentos condimentados, apimentados e ácidos (embutidos, pimentas, vinagres, refrigerantes, tomate). Eles causam sensação de queimação e dor no local das lesões.

Remédio caseiro
Quando perceber que a afta está surgindo, prepare esta solução de bicarbonato de sódio: dilua 1 colher (chá) do produto em 1/2 copo de água. Faça um bochecho duas ou três vezes por dia até sentir que a ferida está cicatrizando.

Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.