TV GC

PMDB fecha acordo com PSD e G5 em chapa de oposição

Base aliada de oposição confirmou ainda os nomes dos pré-candidatos à majoritária. Ex-prefeito João Valar (PMDB) é o pré-candidato a prefeito, enquanto Wilson Trevisan é indicado a vice

Política - 26/06/2012 17:50 (atualizado em 30/11/-0001 00:00)

SÃO MIGUEL DO OESTE

 

         Faltando três dias da data limite para realizar as convenções, o cenário para a corrida eleitoral vai tomando forma e restam apenas detalhes a serem ajustados para definição das coligações em São Miguel do Oeste. Na manhã de ontem, terça-feira, dia 26, chegou ao fim o mistério e foram delineadas as principais conjunturas. O PMDB, que já havia confirmado a aliança com o PSD, também conseguiu agregar o bloco do G5, grupo formado por PDT, PSDB, PC do B, PTB e PSC, que haviam firmado acordo para negociarem juntos. A coligação, que ainda tenta o ingresso de outros três partidos menores, tem como pré-candidato o ex-prefeito João Valar e como pré-candidato a vice o ex-secretário regional, Wilson Trevisan.

Conforme o presidente do Diretório Municipal do PMDB, João Carlos Grando, que também era pré-candidato pela sigla peemedebista, a definição do nome de Valar aconteceu de forma tranquila. “Nossa preocupação foi de construir uma grande coligação. Sempre me coloquei como uma alternativa para o PMDB, caso o ex-prefeito João Valar não quisesse disputar o pleito. Como ele consultou seus familiares e decidiu participar, automaticamente passou a ser o candidato oficial do PMDB. Não houve e nunca tive a intenção de disputar espaço com ele”, afirma.

Após dois mandatos como prefeito, Valar não manifestava mais interesse em concorrer. Porém, nos últimos meses o nome do ex-prefeito ganhou força. Ele diz que a decisão de aceitar a disputa de mais uma eleição é reflexo dos pedidos que tem recebido da população. Valar acrescenta que o apoio do governador Raimundo Colombo e de deputados e senadores também foi determinante. “A melhor coisa do mundo é ter o reconhecimento das pessoas. Isso faz com possamos ir em busca de mais um projeto para São Miguel do Oeste”, comenta.

Para o pré-candidato a vice-prefeito e presidente municipal do PSD, Wilson Trevisan, uma aliança numerosa como a formada não é fácil de ser amarrada. Ele acrescenta que a coligação tenta ainda o ingresso do PSB, DEM e PV, com os quais mantém negociações. “Vamos tentar o ingresso desses partidos até sábado para formarmos uma aliança quem sabe com 10 partidos, em um grande projeto por São Miguel do Oeste”, argumenta. Trevisan destaca que para haver a coligação foi preciso de que todos cedessem em algum ponto.

O porta-voz do G5, Gilmar Rigo, ressalta que a decisão demorou a sair porque o bloco procurou ouvir os diversos segmentos. “Sentamos com o governo, sentamos com os representantes da oposição, sentamos com outros partidos e ainda buscamos uma terceira via, pois tínhamos pré-candidatos. Claro que todos os partidos querem estar no poder, estar à frente para mostrar o seu trabalho, mas temos de ter a hombridade de entender que para ser vencedor é preciso trabalhar em grupo, estar unido. Por isso que no dia de hoje o grupo do G5 resolveu apoiar João Valar e Vilson Trevisan”, justifica.

Na base de situação, a coligação no momento é formada por PT e PP. A chapa deve ter o prefeito Nelson Foss da Silva (PT) concorrendo à reeleição e o presidente do Diretório Municipal do PP, Leonir Caron, como candidato a vice-prefeito.

Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.