TV GC

Encontro Intersinodal atraiu 400 mulheres da região em Palmitos

VIOLÊNCIA O tema do encontro foi “Nem Tão Doce Lar”, e reuniu mulheres de diversas paróquias para debater a violência doméstica

Geral - 28/03/2016 10:19
PALMITOS – A Paróquia Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) de Palmitos sediou no domingo, dia 20, o IV Encontro Intersinodal de Mulheres da Pastoral Popular Luterana (PPL), para debater a violência doméstica. É um evento itinerante que já passou por vários Estados do Brasil. O tema do encontro foi “Nem Tão Doce Lar”, e reuniu mais de 400 mulheres de diversas paróquias. 
O evento aconteceu no Centro Comunitário Evangélico (CCE) em Palmitos, com início às 9h, e término às 16h. Para avaliação da pastora da Paróquia de Palmitos, NeidaSander, o encontro superou as expectativas, pois a organização esperava em torno de 250 mulheres. “Alcançamos o número de 400 mulheres, o que nos surpreendeu, mas esse debate não para aqui, a violência doméstica vai ser levada para os grupos como assunto a ser lembrado e combatido”, ressalta. 
Neida acrescenta que em Palmitos está disponível uma mostra itinerante que possibilita a popularização da discussão e do enfrentamento da violência, o espaço é uma típica casa familiar, com informações e imagens que denunciam a violência sofrida por mulheres, crianças e jovens. “A campanha pretende denunciar e desvela a violência doméstica por meio de uma exposição interativa, tematizado a violência de gênero e promovendo a formação, sensibilização e ações concretas de enfrentamento”, explica. 
A Nem Tão Doce Lar envolve uma metodologia de intervenção coletiva para a superação da violência familiar. O nome Nem Tão Doce Lar faz alusão à citação Lar doce Lar, muito comum em casas brasileiras. Assim também nasceu a marca “Nem Tão Doce Lar”, criada a partir de um delicado bordado em ponto de cruz, emoldurado como um quadro.
A pastora ainda aconselha as mulheres para que não se calem diante da violência e denunciem. “Não podemos calar. Sabemos que precisamos denunciar as injustiças. Mas, também sabemos que precisamos estar ao lado daquelas que sofrem a violência, sarar as feridas, enxugar as lágrimas. Lágrimas que muitas de nós vertemos quando somos confrontadas com a discriminação, com a impunidade, com a exclusão dos direitos básicos. Lágrimas que escorrem de nossos rostos sofridos, mas que irão ser enxugadas pela ação transformadora da fé em Jesus”, finaliza. 

Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.