TV GC

Farmácia Líder Farma realiza campanha para recolhimento de medicamentos vencidos

CONSCIENTIZAÇÃO Essa iniciativa é precursora em Palmitos e vem para comemorar os 15 anos de aniversário da farmácia. A campanha não tem custo nenhum e a recolha ocorre todos os dias

Geral - 01/07/2016 10:31
PALMITOS – A Farmácia Líder Farma de Palmitos lançou a campanha “Remédio Vencido não vai pro Lixo”, que tem o objetivo de dar o descarte correto dos medicamentos vencidos ou que ficam estocados em casa. 
Essa iniciativa é precursora em Palmitos e vem para comemorar os 15 anos de aniversário da farmácia. De acordo com a farmacêutica, Giovania Dallagnol Hoppe, essa campanha foi pensada na população e na preservação do meio ambiente, já que esses medicamentos em contato com solo prejudicam o lençol freático, polindo rios e causando um desiquilíbrio ambiental. “A população tem sua parcela de responsabilidade no processo devendo estar esclarecida e envolvida no processo de conscientização da geração de resíduos bem como da importância do uso racional de medicamentos”, afirma. 
Ela acrescenta que o descarte de medicamentos vencidos é uma preocupação relevante para a saúde pública, pois podem ser considerados resíduos tóxicos de acordo com sua composição. Dependendo do grau de toxidade, podem causar contaminação no meio ambiente, por isso não podem ter a mesma destinação final de resíduos comuns.
Os medicamentos, administrados na própria residência, quando vencidos trazem riscos à saúde no caso de ingestão não acidental e acidental por idosos ou crianças. Outro problema é a degradação do meio ambiente causada pelo descarte indevido por falta de informação. Embora não seja de conhecimento da maioria da população, o lixo comum ou vaso sanitário não são os destinos corretos para eliminação desses produtos.
O órgão responsável pela regulamentação dos meios de descarte desses medicamentos é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que por meio da resolução RDC 306/04, exige que estabelecimentos de serviços saúde disponham de Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde (PGRSS), porém, ainda não foram editadas normas que abranjam o consumidor final com relação ao descarte de medicamentos. Sendo assim, o correto seria entregar os medicamentos vencidos em farmácias, postos de saúde ou hospitais que os recebam, para que sejam processados por empresas especializadas juntamente com o lixo hospital.
A Farmácia Líder Farma tem uma parceria com a empresa Tucano de Maravilha, que realiza a recolha e o destino correto dos medicamentos.  Giovania esclarece que essa campanha não tem custo nenhum e a recolha ocorre todos os dias. “Traga os medicamentos vencidos o que você não usa mais para a Líder Farma, pois daremos o destino correto a eles. Descarte consciente e responsável, é a Líder Farma e você lutando por um mundo melhor”, afirma. 
A Farmácia Líder Farma está localizada na Avenida Brasil, 504, sala 206, centro de Palmitos, ao lado da Loja Schumann. O telefone de contato é pelo (49) 3647 1261.  

Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.