TV GC

Polícia Militar Ambiental fiscalizará queima irregular na região

Policia - 22/07/2016 10:34
REGIÃO – Nessa época é comum na região a prática de queima de campo para renovação de pastagem, mas para isso, a queima precisa ser autorizada por órgãos reguladores. A Polícia Ambiental com o auxílio do helicóptero Águia da Polícia Militar vai intensificar as fiscalizações em toda a região serrana do Estado.
Dados de 2015 mostram que foram realizadas nove autuações na região serrana e mais seis na região de Curitibanos por conta da queima irregular de campo, além de averiguações de locais que já possuíam autorizações.
De acordo com o major Polícia Militar, Adair Alexandre Pimentel, provocar incêndio na vegetação sem autorização da Fundação do Meio Ambiente (Fatma) é crime ambiental, sujeito a pagamento de multa e detenção que pode chegar a quatro anos de prisão.
Com isso, a Polícia Ambiental e a Fatma trabalharão em conjunto para o combate a queima ilegal. O órgão irá repassar os dados das autorizações emitidas que serão cruzados com os dados das denúncias realizadas na companhia. “Isso deve otimizar ainda o tempo de deslocamento, pois com esses dados iremos apenas nos locais que não possuem a devida autorização”, explica Pimentel.
Para realizar a queima do campo é preciso de uma autorização expedida pela Fatma, pois ela precisa ainda ser supervisionada por um engenheiro agrônomo ou florestal. Segundo Pimentel, o empobrecimento do solo, poluição, destruição de redes de eletricidade e cercas, e acidentes rodoviários são alguns dos perigos ocasionados pelas queimas de campo.

Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.