TV GC

Dor nas costas persistente pode ser sintoma de doenças graves

Lombalgia pode estar associada tanto a simples contraturas quanto a tumores e traumas

Ciência - 02/07/2012 17:57 (atualizado em 30/11/-0001 00:00)

A região lombar é composta por cinco vértebras e é responsável por manter a postura e o equilíbrio do corpo, além de proteger estruturas vitais nervosas, como a medula. Por isso, dores nas costas persistentes não devem ser ignoradas. A lombalgia, como é chamada a dor lombar, começa a se tornar comum a partir dos 25 anos e pode revelar de simples contraturas, até casos mais graves, como tumores e traumas.

— A lombalgia é como o alarme de automóvel: quando toca, é porque alguma coisa está errada. Qualquer dor naquela região pode ser chamada de lombalgia. É sintoma de algo que deve ser investigado — explica o cirurgião ortopedista Aldemar Roberto Mieres Rios, membro da Sociedade Brasileira de Coluna.

Existem inúmeros problemas relacionados à lombalgia, mas os mais comuns são ocasionados pelo envelhecimento do corpo. Em média, entre 25 e 30 anos, os discos intervertebrais, que protegem e amortecem o atrito entre as vértebras na coluna, podem começar a apresentar complicações. O médico explica que as proteínas que mantêm os discos hidratados sofrem com o desgaste e se rompem.

— Isso acontece por causa dos hábitos e do modo de vida da pessoa, como fumar ou carregar peso, e também é relacionado aos fatores genéticos — detalha Rios.

De acordo com médico, doenças como hérnia de disco e "bico de papagaio" surgem assim, bem como estenoses de canal lombar, escolioses degenerativas e torções. No caso de tumores, a lombalgia é sinal de que células tumorais podem estar destruindo os ossos da coluna ou comprimindo o tecido nervoso ou de órgãos alinhados a ela.

— Se o diagnóstico tardar demais, pode comprometer a vida do paciente ou a função da coluna vertebral — alerta o especialista.

A lombalgia pode ser aguda: representar um trauma como uma entorse, por exemplo, que é uma torção na coluna e pode ser tratada. Mas também pode ser crônica, que tem como principal problema uma doença e deve ser precisamente diagnosticada. Procurar atendimento médico é o melhor caminho para diagnosticar o problema e determinar o tratamento adequado.

Fonte: Mdemulher
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.