TV GC

Estudantes realizam pesquisa nas ruas sobre política, democracia e eleições

OBJETIVO A atividade ocorreu na sexta-feira, dia 26, e teve como objetivo levar o conhecimento prático da disciplina de Sociologia com o método de pesquisa social

Política - 02/09/2016 14:37
PALMITOS 

Com o tema compreensão do conceito política, democracia e participação do cidadão nas eleições, os estudantes do ensino médio (turma 102) da Escola Felisberto de Carvalho, realizaram trabalho de campo orientado pelo professor de Filosofia e Sociologia Oberdan Fiorese. A atividade ocorreu na sexta-feira, dia 26, e teve como objetivo levar o conhecimento prático da disciplina de Sociologia com o método de pesquisa social. 
Fiorese explica que o referido trabalho baseou-se num questionário previamente elaborando pelos alunos envolvendo perguntas como: “Exerce ou já exerceu alguma atividade política? Com qual frequência você acompanha (lê, assiste, ouve) notícias sobre assuntos políticos? Você é filiado a algum partido político? Vota nas eleições? Se votar não fosse obrigatório, você continuaria a votar? Você acha que a democracia é o melhor regime político para o Brasil?”
A estudante, Tuany Avila relata que “o que mais impressionou foram os cidadãos admitirem a falta interesse pela política e aceitarem a democracia por não terem mais opções além da ditadura militar.” Ela acrescenta ainda, frente à reação dos entrevistados sobre a pesquisa: “as pessoas pensavam nas eleições e em seus pontos negativos, alguns até pensaram que queríamos comprar seus votos.” 
O professor destaca o sentido generalizado do termo política e estão intrinsicamente inter-relacionados: “O primeiro se refere à ação dos governantes que possuem poder para governar a sociedade; o segundo representa atividade realizada por especialista (o político). Por fim, o terceiro significado com sentido pejorativo, de conduta duvidosa, não muito confiável, cheia de interesses e frequentemente contrários aos interesses da sociedade”. 
Fiorese destaca que, nesse sentido, considera-se a eleição um pedaço da participação política democrática. “Depois de votar e eleger os representantes, é necessário acompanhar, debater, questionar e jamais se omitir aos problemas políticos e sociais da sociedade. Pois a omissão nos faz cúmplice da má governança”. 
Baseando-se nessa distorção e desconhecimento real acerca do papel da política em nosso país, a aluna Sandra Prezzi, ao relatar a experiência, acrescentou: “Observamos que, apesar de algumas pessoas possuírem escolaridade do 2ª grau completo, as pessoas não possuem conhecimento de como responder o que é democracia.” 
O professor salienta que, “o trabalho de campo é uma ferramenta importante para didática da Sociologia, onde pomos em prática o que o estudante aprendeu na teoria e que estudar. E que, a partir dos dados coletados, percebeu-se que a decepção da atividade política atinge as pessoas de todas as idades e escolaridades.” 
Os dados da pesquisa serão esquematizados em gráficos com ajuda da professora de matemática, Claudinara Kollecht, e depois serviram para orientar o conteúdo nas próximas aulas e também para esclarecer sobre o tema pesquisado. 

Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.