TV GC

Às vésperas do prazo limite, partidos fazem os últimos acertos

Em alguns casos, convenções serão determinantes para apontar os candidatos, enquanto que em outras não passarão de meras formalidades

Política - 29/06/2012 00:00 (atualizado em 30/11/-0001 00:00)

REGIÃO

 

Os partidos políticos têm até amanhã, sábado, dia 30, para escolher os candidatos às eleições municipais de outubro. Esse é o prazo para a realização das convenções, onde são definidas as alianças e os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador. Escolhidos os candidatos, os partidos têm até às 19h do dia 5 de julho para apresentar no cartório eleitoral o pedido de registro de candidaturas. A partir do dia 6 de julho, os candidatos podem começar a fazer propaganda eleitoral.

         Como o prazo para fechar as coligações encerra apenas amanhã, os partidos aproveitam o tempo restante para acertar os últimos detalhes sobre alianças. Em alguns casos, as convenções serão determinantes para apontar os candidatos, enquanto que em outros serão meras formalidades. Em São Miguel do Oeste, o atual cenário aponta para duas candidaturas. O PMDB indicou João Valar na cabeça de chapa e Wilson Trevisan (PSD) como vice. Na situação, o PT confirmou o prefeito Nelson Foss da Silva à reeleição, tendo Leonir Caron (PP) como a vice. Entretanto, ainda poderá acontecer uma reviravolta durante as convenções.

Em São Miguel do Oeste, os 12 partidos inscritos na Justiça Eleitoral farão as convenções no sábado. O PMDB marcou para as 13h, na Câmara de Vereadores, mesmo local do PSD, que se reúne às 14h. Também às 14h, o PC do B se reúne na Choperia Malta. O PSDB realiza a convenção no Montese, às 17h. Às 18h o PP abre a convenção no Salão Paroquial, mesmo local que o PT se reúne às 19. Já o PV terá convenção no bairro Agostini, também às 19h. Às 19h30, o DEM abre convenção no salão de festas da Cadeia da Prece. Às 20h, iniciam as convenções do PDT, na sede do partido, do PSB, na rua La Salle, e do PR, no salão paroquial. A última convenção a iniciar será a do PTB, que também vai acontecer na sede do PDT.

 

Na região, ainda há muitas indefinições

 

         Pela região, na maioria dos municípios os desfechos estão encaminhados, mas a confirmação virá apenas com as convenções. Em Iporã do Oeste a aliança de situação teve o ingresso do PSD, além dos já aliados PMDB, PSDB e PDT. O prefeito Adélio Marx deve buscar a reeleição, enquanto PSDB e PSD disputam a vaga de vice. Na base de oposição formada por PT e PP, e que negocia ainda a entrada do PR, o nome indicado é do ex-prefeito Ilton Vogt. Na vaga de vice está cotado Valmor Reis, do PP. Conforme Ilton Vogt, se nenhum fato novo surgir, os dois nomes serão oficializados nas convenções das siglas.

                                           TUNÁPOLIS

         Em Tunápolis, a situação já confirmou que o prefeito Inoí Scherer (PSD) e o vice-prefeito Volmir Lawisch (PSD) buscarão a reeleição com o apoio de PP, PPS e DEM. Na oposição ainda não foi oficializado, mas há encaminhamento para que a coligação formada por PT, PMDB e PSDB indique Renato Paulata (PT) e Alcides Hofer (PMDB) como pré-candidatos a prefeito e vice, respectivamente.

                                              SANTA HELENA

         Em Santa Helena, a aliança de situação foi mantida e o atual prefeito Gilberto Giordano (PMDB) buscará a reeleição com o apoio do PSDB e PSD. Segundo o presidente municipal do PMDB, Claudir Larentis, resta a definição do nome do vice, que será indicado pelo PSD, partido do atual vice-prefeito Vilson Oro. Conforme Larentis, o nome para compor com Giordano está entre o atual vice-prefeito e o colega de partido, Fiorino Oro. Na oposição, PP, PR, DEM e PT negociam a melhor formação.

                                       BELMONTE

         Em Belmonte, a coligação de situação disputará eleição com chapa pura do PMDB. Na convenção do partido prevista para o sábado, das 9h às 11h, na Câmara de Vereadores, devem ser confirmados os nomes do atual vice-prefeito Altair Ansolin (PMDB) e Élcio Stolarski (PMDB) para a majoritária. Conforme o presidente do Diretório Municipal do PMDB, Delmar Manicka, a coligação se deu de forma natural, já que os partidos são aliados desde o início em Belmonte. Pela oposição, Genésio Bressiani, do PSD, tem discutido com outras siglas, mas também há indefinição.

                                              GUARACIABA

         Em Guaraciaba, a oposição firmou acordo e já tem os dois nomes à majoritária. A aliança representada por PSD, PSDB, PMDB, PP e PDT indicou Roque Meneghini (PSD) na cabeça e Vandecir Dorigon, (PSDB) a vice. De acordo com Vandecir Dorigon, a aliança busca ainda o ingresso do PPS na coligação. Na situação já está definido que o PT concorrerá novamente com chapa pura. O nome do atual prefeito Ademir Zimmermann foi confirmado na cabeça, restando definir o nome do vice. O favorito para ocupar a vaga é o ex-prefeito e ex-secretário da Amesoc, Airton Fontana.

                                              FLOR DO SERTÃO

Em Flor do Sertão, as definições se darão no “apagar da luzes”. Na situação, conforme o presidente do Diretório Municipal do PSD, Leandro Neuhaus, a oficialização dos nomes à majoritária será realizada na convenção, que ocorre hoje, às 19h, no Centro Educacional. De acordo com Neuhaus, se nenhum fato novo surgir, a coligação formada por PSD, PT e PP e PPS deverá confirmar os nomes do prefeito Rogério Perin e do vice Nestor Storch, à reeleição.

Na oposição, o presidente do Diretório Municipal do PMDB, Egon Müller, acredita que as definições dos nomes só ocorrerão na convenção do partido, que acontece juntamente com a do PSDB. Ainda é cogitada a realização de uma candidatura de consenso, com a reeleição de Rogério Perin. O presidente municipal do PSDB, Anderson Wagner, acredita que esse encaminhamento pode vir a ocorrer.

                                         BARRA BONITA

         Em Barra Bonita, o quadro já está definido. O pecuarista Moacir Piroca (PSD) foi confirmado na cabeça de chapa da aliança de situação, formada ainda por PP, PPS. A pré-candidata a vice na chapa é Nilva Baú, também do PSD. A convenção que homologou as candidaturas foi realizada na última terça-feira, dia 26. Já a oposição definiu a chapa com Darci Frizzon (PMDB) na cabeça, acompanhado por Elvira Ramos (PT).

                                      GUARUJÁ DO SUL

         Em Guarujá do Sul, o quadro só será definido após as convenções. O cenário local teve uma reviravolta após o PMDB, partido do prefeito Celso Taube, se aliar ao PT e PSDB, dois partidos de oposição. Na chapa foi indicado os nomes de Celso Taube a reeleição, com Ademir Kuhn (PT) como candidato a vice. Os partidos antes de situação e agora de oposição, PP, PPS, DEM e PSD e PTB estão em conversação para indicar os nomes à majoritária.

                                       SÃO JOSÉ DO CEDRO 

          Em São José do Cedro, o panorama já está traçado. Pela situação, Pedrinho Casarin (PSD) será o candidato, tendo Antoninho Malvessi (PMDB) como vice. Na oposição, o candidato será Plínio de Castro (PP), com José de Conto (PT) na vice.

                                              DESCANSO

         Em Descanso, o prefeito Sadi Bonamigo tenta a reeleição, pelo PT, com Geraldo Brugnerotto (PP) como vice. Na oposição, o candidato será Hélio Daltoé (PMDB), tendo Neri Spessatto (PSDB) como vice.

 

                                            ROMELÂNDIA

          Em Romelândia, a situação indicou como candidata Adriane Jung (PT) e como vice Marcos Borguetti (PMDB). Na oposição, Elizio da Fonseca será o candidato, tendo como vice Saul Valdoci  (PP).               

Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.