TV GC

Equilíbrio das contas públicas será meta da gestão de Jairo Ebeling

ELEIÇÃO Jairo Rivelino Ebeling (PMDB) é o candidato a reeleição da coligação Pra fazer ainda mais”, formada pelo PMDB, PDT e PT

Política - 16/09/2016 11:49
Expresso – Primeiramente nos fale um pouco sobre o senhor. Quem é Jairo Ebeling?
Jairo Ebeling - Jairo Rivelino Ebeling, nasceu no dia 21 de agosto de 1974, filho de Tonélio e Lorena Ebeling. Natural de Arabutã/SC. Casado com Bruna Jaqueline Bankow. Tem um filho: Lorenzo.  
Iniciou sua formação na educação básica no município de Arabutã e concluiu o ensino médio na cidade de Concórdia. Formou-se teólogo em 2000, na Escola Superior de Teologia (EST), São Leopoldo/RS, sendo que parte da graduação (1998-1999) realizou na Alemanha – Maximillian Ludwig Universität de Munique. Também, formou-se em Direito no ano de 2007, na Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), São Miguel do Oeste/SC.  
Iniciou sua carreira ministerial (pastor) em julho de 2000, na cidade de Gurupi/TO. Posteriormente, em julho de 2004, transferiu-se para a cidade de Cunha Porã/SC, junto a Paróquia Evangélica da cidade, na qual atuou até abril de 2012. Prefeito de Cunha Porã na gestão 2013-2016.

Expresso – Sabemos que todos os setores da administração pública são importantes e merecem atenção, mas, qual sua principal bandeira de campanha?
Jairo Ebeling - Vejo aqui a importância de reforçar que todos os setores, de fato, são importantes, pois juntos contribuem para o progresso do município. E todas as áreas certamente terão nosso constante empenho e aprimoramento para que possamos incrementar ações e programas direcionados para a coletividade.

Expresso – Independente do município em questão, a Saúde Pública é sempre muito cobrada e criticada. Aqui em Cunha Porã, qual o diagnóstico que o senhor faz da Saúde Pública?  
Jairo Ebeling - A saúde em nosso município melhorou significativamente. Uma das principais bandeiras da nossa atual gestão, foi a implantação de várias ações que tiveram como foco principal a humanização nos atendimentos. Reestruturamos os serviços em saúde, e implementamos o atendimento 12 horas nos postos de saúde, disponibilizando o funcionamento e qualificando ainda mais os serviços prestados aos munícipes. 
Firmamos parceria e apoio à Fundação Hospitalar de Cunha Porã, e em conjunto com a equipe, conseguimos recuperar o título de entidade filantrópica, que possibilitou a solicitação de recursos para ampliar e melhorar os atendimentos a toda população. Melhoramos a frota veicular para proporcionar aos pacientes de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) mais conforto e agilidade. Sem contar a construção de uma nova Unidade de Saúde, com mais espaço que possibilita conforto a população e agilidade nos serviços ofertados. Além de muitas outras ações positivas.

Será um momento único para fazermos ajustes nas contas públicas e elencar as prioridades e necessidades da nossa gente

Expresso – Os últimos dois anos foram desafiadores para os gestores públicos, em especial para os prefeitos, com queda das receitas e, em alguns casos, dificuldades em até mesmo fechar as contas. Os próximos anos também prometem ser difíceis. Caso eleito, qual as medidas que precisam ser tomadas para manter o investimento no município, mesmo com baixa na arrecadação? 
Jairo Ebeling - A principal meta da próxima gestão será, sem dúvida, o equilíbrio das contas públicas, devido à queda de arrecadação e aumento das demandas em diversas áreas. Será um momento único para fazermos ajustes nas contas públicas e elencar as prioridades e necessidades da nossa gente. Porém, todos os programas e ações que deram certo terão continuidade, pois é preciso ouvir o clamor das pessoas, e dar importância àquilo que o povo espera de uma gestão.
Expresso – Na visão do senhor, qual o setor com mais problemas e que necessita de maior atenção da Administração Pública em Cunha Porã? E quais suas propostas para reverter o quadro? 
Jairo Ebeling - Não vejo como problemas, mas sim como desafios que precisam ser trabalhados. Em todas as áreas temos lacunas a serem melhoradas, por isso nossa proposta é continuar com os projetos que deram certo, e implantar ações que possibilitem equacionar estas situações. Primando sempre pela ética, transparência e, principalmente responsabilidade com o dinheiro público.
 
Expresso – O Brasil atravessa uma crise econômica e política, com a população descrente sobre os políticos brasileiros. Por que a população de Cunha Porã deve pensar diferente e acreditar no senhor, na sua proposta de campanha? 
Jairo Ebeling - A situação atual do Brasil, de fato, vem passando por turbulências, tanto na área política como econômica, entretanto, creio que o futuro do país pode sim sofrer mudanças positivas, se houver política justa, honesta e pessoas dispostas a trabalharem pelo povo. Aqui no município de Cunha Porã, nossa prioridade é e será sempre as pessoas. Faremos o possível para contribuir com o município, pela melhoria do país. Além disso, em época de crise, nossa resposta tem sido manter as contas em dia, o que nos possibilita afirmar que estamos comprometidos com o trabalho prestado a população, honrando nossos compromissos e agindo com transparência. 

Em todas as áreas temos lacunas a serem melhoradas, por isso nossa proposta é continuar com os projetos que deram certo

Expresso – O senhor é o candidato a reeleição. De que forma o senhor avalia o seu governo?  
Jairo Ebeling - Fizemos grandes trabalhos pelo nosso município, efetuamos muitas mudanças positivas na Administração, houve melhora na saúde, educação, agricultura, indústria e comércio, obras e tantas outras ações. Cumprimos grande parte do plano de governo apresentado para população. Afirmo com convicção que fomos a administração que mais buscou melhorias por Cunha Porã, que mais trouxe recursos. Portanto avalio positivamente todo nosso trabalho. E creio que faremos ainda mais se assim o povo permitir.

Expresso – O senhor integra a coligação do atual governo, concorrendo a reeleição? O senhor acredita que isso te ajuda ou atrapalha?
Jairo Ebeling - Sim. Há um desgaste natural de um gestor público. Mas afirmo que nestes quatro anos em que estive à frente do Executivo, primei por um trabalho honesto, com transparência e tendo como lema: cuidar das pessoas é nossa maior conquista. Junto com a equipe, busquei desenvolver um trabalho sério, focado para o coletivo e para o desenvolvimento de Cunha Porã. Um grande legado que certamente será deixado à comunidade, mas minha intenção, agora juntamente com o vice-prefeito Alencar Post, é dar continuidade neste belo projeto, que tem como principal objetivo cuidar das pessoas, porque acreditamos que podemos fazer ainda mais por Cunha Porã.

Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.