TV GC

“Inchaço da máquina pública vem sendo um dos nossos gargalos”

ELEIÇÃO Dair Jocely Enge (PMDB) é o candidato a prefeito pela coligação “Palmitos Pode Mais”, formada pelos partidos PMDB, PRB e PSC, em Palmitos

Política - 30/09/2016 08:35
Expresso – Primeiramente nos fale um pouco sobre o senhor. Quem é Dair Jocely Enge?
Dair Enge - Sou natural de Palmitos, nasci em 15 de junho de 1949 no Bairro Nossa Senhora do Rosário. Sou filho de Alfredo Edmundo Enge e Gildiva Elemira Enge. Casei em 14 de julho de 1973 com Arlene Beatriz Enge, desta união tivemos três filhos, Viviane, Francielle E Dair Jocely Enge Júnior, ambos formados na área da saúde. Me formei em Técnico de Contabilidade depois fiz bacharelado em Direito, fui professor, funcionário público, secretário Adjunto da SDR, secretário do DMER, secretário de Saúde e vereador deste município, sou agropecuarista, agricultor e piscicultor, sempre me dediquei ao trabalho social, cito como exemplo o Hospital Regional de Palmitos o qual fui presidente por várias vezes.

Expresso – Sabemos que todos os setores da administração pública são importantes e merecem atenção, mas, qual sua principal bandeira de campanha?
Dair Enge - Nossa proposta é atender bem a população, vamos priorizar o atendimento ao cidadão, por isso as melhorias no atendimento da saúde serão prioridade, vamos buscar a reativação do Programa SAMU, implantaremos o plantão médico 24horas em parceria com o Hospital Regional de Palmitos, para o atendimento nos finais de semana, feriados e a noite, vamos também, melhorar o transporte dos pacientes e garantir o fornecimento dos medicamentos básicos a toda a população. Nosso compromisso também será valorizar a nossa maior fonte de renda que é a agricultura, para eles vamos dar condições dignas de infraestrutura, o DMER vai atender a todos e fazer estradas de qualidade, já fui secretário e sei bem como fazer esse trabalho. Além disso, vamos ampliar os subsídios hora máquinas e terraplanagens, ampliar a oferta de material genético e melhorar a qualidade dos materiais. 

Expresso – Independente do município em questão, a Saúde Pública é sempre muito cobrada e criticada. Aqui em Palmitos, qual o diagnóstico que o senhor faz da Saúde Pública? 
Dair Enge - Já fui secretário Municipal de Saúde, na minha época, os funcionários que trabalhavam conosco fizeram um ótimo trabalho, assim atendemos bem a população, buscamos encontrar solução para os problemas da maioria dos palmitenses, encaminhávamos os pacientes para tratamento especializado quando não tínhamos na rede básica, sempre fornecíamos os medicamentos necessários para a população, entre outras ações. Hoje sou procurado por muitas pessoas que vem reclamar do atendimento na saúde, reclamam que falta consulta, não tem local pra aguardar o atendimento, falta remédios, falta ambulância para o transporte, enfim, muitas reclamações. Nosso plano de governo trata como prioridade a saúde, é um compromisso meu e da nossa coligação tratar bem as pessoas, por isso vamos ampliar a oferta de profissionais médicos, construir uma sala de espera ampla no posto do centro para os pacientes aguardarem o atendimento com dignidade, vamos adquirir mais veículos para o transporte dos pacientes, não vai faltar consultas nem medicamentos, buscaremos a reativação do Programa SAMU, implantaremos o Plantão Médico 24horas em parceria com o Hospital Regional de Palmitos, para a o atendimento nos finais de semana, feriados e a noite, buscaremos a reativação e ampliação da oferta de serviço nos postos de saúde do interior, e assim vamos melhorar o atendimento na saúde pública em Palmitos.

Em minha administração vou rever todos os gargalos e vou avaliar a melhor maneira de investir a receita
 
Expresso – Os últimos dois anos foram desafiadores para os gestores públicos, em especial para os prefeitos, com queda das receitas e, em alguns casos, dificuldades em até mesmo fechar as contas. Os próximos anos também prometem ser difíceis. Caso eleito, qual as medidas que precisam ser tomadas para manter o investimento no município, mesmo com baixa na arrecadação?
Dair Enge - Em momentos de dificuldades, é necessário saber administrar a situação e economizar o dinheiro público, apesar das dificuldades encontradas em nosso município, a população sabe que é possível administrar melhor o dinheiro dos impostos e atender melhor as demandas da sociedade. Em minha administração vou rever todos os gargalos e vou avaliar a melhor maneira de investir a receita para oferecer condições básicas de saúde, estradas, auxílios aos agricultores, universitários e projetos de infraestrutura, falta boa gestão do dinheiro público, o inchaço da máquina pública vem sendo um dos nossos gargalos, meu vice-prefeito estará junto comigo acompanhando os trabalhos em todas as Secretarias e vendo quem são os nossos parceiros e profissionais comprometidos com suas funções, e esses profissionais precisam ser valorizados e atender bem a população. Vamos buscar realizar parceria com ACIP/CDL para a qualificação da mão de obra existente em Palmitos, para que possam atender as vagas existentes nas empresas locais, o mercado precisa que as pessoas busquem a qualificação, e por isso vamos buscar oferecer este incentivo. Realizaremos também em parceria com a ACIP/CDL, projetos para o auxílio às micro e pequenas empresas já existentes, para que elas ampliem seus negócios e gerem mais renda e oportunidades de empregos para nossa gente.

Expresso – Na visão do senhor, qual o setor com mais problemas e que necessita de maior atenção da Administração Pública em Palmitos? E quais suas propostas para reverter o quadro?  
Dair Enge - Em primeiro lugar a saúde, nosso compromisso é tratar bem as pessoas, por isso vamos ampliar a oferta de profissionais médicos, construir uma sala de espera ampla no posto do centro para os pacientes aguardarem o atendimento com dignidade, vamos adquirir mais veículos para o transporte dos pacientes, lhes garanto que não vai faltar consultas nem medicamentos, buscaremos a reativação do Programa SAMU, implantaremos o Plantão Médico 24horas em parceria com o Hospital Regional de Palmitos, buscaremos a reativação e ampliação da oferta de serviço nos postos de saúde do interior, e assim vamos melhorar o atendimento na saúde pública em Palmitos. Na infraestrutura e no DMER, vamos organizar as equipes de trabalho para o maior rendimento dos serviços prestados, faremos um trabalho conjunto entre o porteira a dentro e a equipe de máquinas, ambos atenderão à todas as propriedades quando estiverem na localidade. Na indústria, comércio e geração de empregos, vamos dar incentivos às pequenas e medias empresas instaladas em Palmitos, tanto para a qualificação de mão de obra, como o planejamento estratégico em parceria com ACIP/CDL, para que as empresas melhorem sua gestão, seus negócios e cresçam em Palmitos. 

Deixo a certeza a vocês que na política ainda existem pessoas sérias e comprometidas com a população

Expresso – O Brasil atravessa uma crise econômica e política, com a população descrente sobre os políticos brasileiros. Por que a população de Palmitos deve pensar diferente e acreditar no senhor, na sua proposta de campanha?  
Dair Enge - Nasci aqui, tenho minha trajetória de vida nesta terra, o povo conhece quem eu sou, sabe do meu trabalho, do meu caráter, dos meus conhecimentos, e sabe da minha capacidade. Quando formamos essa coligação e construímos nosso plano de governo, reunimos todas as propostas e projetos reais e que são possíveis de serem executadas para atendermos bem a população, o meu compromisso é com a população palmitense, e é por isso que coloquei meu nome à disposição. Deixo a certeza a vocês que na política ainda existem pessoas sérias e comprometidas com a população.

Expresso – O senhor é o candidato de oposição. De que forma o senhor avalia o atual governo de Norberto Paulo Gonzatti? 
Dair Enge - Quem deve avaliar, analisar ou julgar é a população. 
 
Expresso – O senhor integra a coligação de oposição, concorrendo contra o candidato do atual governo? O senhor acredita que isso te ajuda ou atrapalha? 
Dair Enge - Nosso trabalho nunca foi de oposição, nossas ações foram voltadas para o bem da população, se fossemos oposição pensaríamos “quanto pior melhor”, e é bem pelo contrário, sempre buscamos aprovar projetos e buscar recursos para atender as demandas do município, nosso trabalho nunca atrapalhou ou se opôs aos projetos que visavam o bem comum para a população palmitense, apenas fomos contrários a alguns projetos que não vinham de interesse a população. Sentimos no dia a dia e não é de hoje, que a população clama por mudança, pois elas acreditam que Palmitos pode mais. 

Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.