TV GC

Agricultor de Caibi investe na produção de vinho colonial

Em 2013, o agricultor Neuto José Nuncio e a esposa Aneli Maria Nuncio decidiram mudar o ramo de produção em sua propriedade. Hoje eles produzem em média dois mil litros de sucos de uva e 9,5 mil litros de vinho

Geral - 21/10/2016 09:51
CAIBI

Após muitos anos se dedicando à produção de leite, milho e fumo em sua propriedade de 50 ha, localizada no município de Caibi, o agricultor Neuto José Nuncio e a esposa Aneli Maria Nuncio deram uma guinada na vida. Apaixonado pela produção de vinho, atividade que desenvolvia de forma artesanal no porão de sua casa, o casal, em 2013, decidiu se dedicar à produção comercial de vinho. Com apoio do SC Rural, a atividade se profissionalizou, eles criaram a Cantina Nuncio e a produção saltou de 600 litros em 2013 para 9,6 mil litros em 2015.
A mudança começou em 2014, quando o casal recebeu recursos do SC Rural no valor de R$ 25.663,00 para investir na Melhoria do Sistema de Produção da Uva. Eles ampliaram a área de parreiras em 0,5 ha, adquiram materiais de construção e equipamentos para estruturar a cantina e se adequar à legislação. Segundo Nuncio, o apoio financeiro do SC Rural e a orientação técnica prestada pelos extensionistas da Epagri de Caibi e do Programa Gestão de Negócios e Mercado foram fundamentais para chegar à situação atual da Cantina Nuncio.
Nuncio é sócio da Cooperativa de Agricultores e Produção Agroindustrial Familiar de Caibi (Coapafac). Conforme o engenheiro-agrônomo Mateus Luiz Seganfredo, secretário Executivo Regional do Programa SC Rural na UGT-9, com a orientação dos extensionistas da Epagri de Caibi, Neuto participou do Projeto Estruturante apresentado pela Coapafac. Após a reestruturação da propriedade e do negócio, a produção de vinho ampliou consideravelmente.  Para a próxima safra a família pretende produzir dois mil litros de sucos de uva e 9,5 mil litros de vinho, diversificando a oferta de produtos fabricados de forma artesanal e com a qualidade típica dos produtos da agricultura familiar.

Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.