TV GC

Partidos definem candidaturas, mas com algumas surpresas

Maior novidade ocorreu em Paraíso, onde o então pré-candidato pelo PPS, Enio Reckziegel, abriu mão da candidatura, deixando a vaga para Emílio Vieira, até em tão pré-candidato a vice. Em Guarujá do Sul, o PSDB, que era cogitado para apoiar PMDB e PT, vai de cabeça de chapa na coligação formada ainda

Política - 04/07/2012 13:57 (atualizado em 30/11/-0001 00:00)

REGIÃO

 

         As convenções dos partidos políticos realizados no final de semana traçaram o panorama do cenário político em cada município na região. Em alguns casos, as reuniões foram meras formalidades, enquanto que em outros trouxeram consigo algumas surpresas. A mais significativa ocorreu em Paraíso, onde o então pré-candidato a prefeito pelo PPS, Enio Reckziegel, desistiu oficialmente de concorrer ao pleito, decisão tomada e comunicada, segundo ele, no dia anterior à convenção.

No lugar do ex-prefeito concorrerá o então pré-candidato a vice, Emílio Vieira (PSDB). Vieira terá como vice na chapa Abílio Zanetti, do PP. De acordo com Reckziegel, em conversa com familiares repensou a possibilidade da candidatura e decidiu priorizar projetos particulares, que necessitam de sua atenção. Acrescenta também que não pretendia impossibilitar o crescimento de outras lideranças, até por já ter sido prefeito em três oportunidades. Além disso, Enio entende que o nome de Vieira segue sendo uma boa escolha e afirma que mantém o seu apoio à coligação de oposição ao governo de Erni Giacomini, do PMDB.

         Em Guarujá do Sul, após o PMDB anunciar acordo com os dois principais partidos de oposição, a principal surpresa foi o surgimento do PSDB na cabeça de chapa da coligação formado ainda por PP, PSD, DEM e PTB. A surpresa se deve ao fato de os tucanos terem sido cotados para integrar a coligação de PMDB e PT. Como cabeça de chapa, os tucanos indicaram José Carlos Foiatto como candidato a prefeito. O atual vice-prefeito, Nestor Lawless (PP), será novamente candidato a vice, mas dessa vez contra a coligação encabeçada pelo prefeito Celso Taube. Após as negociações, o PPS também mudou de lado e coligou com PMDB e PT.

Em Belmonte, a convenção apenas confirmou os nomes de Altair Ansolin e Élcio Estolarski em chapa pura do PMDB, apoiado ainda pelo PSDB, tanto na majoritária quanto na proporcional. O atual vice-prefeito, Altair Ansolin será o candidato a prefeito, enquanto que o empresário Élcio Estolarski irá a vice. Na oposição, o PSD também lançou chapa pura com as candidaturas de Genésio Bressiani e Cleomar Pisoni a prefeito e vice-prefeito, respectivamente.

         Em Anchieta, os nomes dos candidatos foram apontados apenas nas convenções. A chapa de situação é encabeçada pela atual prefeita Ione Presotto (PDT), tendo como vice Ivanildo Brassiani, do PT. A aliança conta ainda com o apoio do PP. Na oposição foi indicado o nome do vereador Ari Prestes (PMDB) como candidato a prefeito e Pedro Pavan (PPS) como vice. A coligação de oposição é formada ainda por PSDB e PSD.

         Em Flor do Sertão chegou a ser cogitada e discutida uma candidatura de consenso, mas a proposta não vingou. Dessa forma, Rogério Perin (PSD) e Nestor Storch (PT) são candidatos a prefeito e vice-prefeito, respectivamente, e buscarão a reeleição com o apoio do PP e do PPS. Na oposição, o PMDB terá chapa pura com o apoio do PSDB. O candidato a prefeito é Sedenir Puntel, enquanto que a candidata a vice é a professora Dediane Falkoski de Bem.

         Em Iporã do Oeste, o prefeito Adélio Marx (PMDB) tenta a reeleição tendo como vice a vereadora do PSD, Verene Ceolin. A coligação de situação é formada ainda por PDT e PSDB. Na oposição, o candidato a prefeito será o ex-prefeito Ilton Vogt, o qual terá como vice na chapa Valmor Reis, do PP. O PR também faz parte da coligação de situação.

No município de Guaraciaba restava a confirmação do nome do vice na chapa de situação, encabeçada pelo prefeito Ademir Zimmermann (PT), que tenta a reeleição. O nome definido na convenção foi do ex-prefeito e ex-secretário da Ameosc, Airton Fontana, também do PT, que concorrerá em chapa pura. Na coligação de oposição formada por PSD, PSDB, PMDB, PP e PDT, Roque Meneghini (PSD) é o candidato a prefeito, tendo Vandecir Dorigon (PSDB) como vice na chapa. Nos demais municípios da região, as projeções já divulgadas foram confirmadas.

Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.