TV GC

Cooper A1 forma 5ª turma do JovemCoop e cria a Comissão Juvenil

CONHECIMENTO A Cooper A1 formou, na terça-feira, dia 22, mais 38 jovens no Programa Juventude Cooperativista (JovemCoop). A solenidade de formatura foi na unidade de Iporã do Oeste

Região - 25/11/2016 09:25
O processo de mudança na construção de uma comunidade melhor, passa, necessariamente, pela educação. Seguindo essa filosofia, a Cooper A1 formou, na terça-feira, dia 22, mais 38 jovens no Programa Juventude Cooperativista (JovemCoop). A solenidade de formatura foi na unidade de Iporã do Oeste, e contou com a presença de dirigentes e dos formandos, acompanhados de seus familiares, de diferentes municípios da área de atuação da cooperativa.
O JovemCoop é do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC), entidade institucional ligada a Cooper A1, e foca na doutrina e práticas cooperativistas, além do cultivo das relações interpessoais e familiares. As formaturas também marcaram a composição da Comissão Juvenil, que terá participação ativa na cooperativa a partir de agora. O próximo passo das comissões é o 1º Encontro de Estadual do JovemCoop, em Florianópolis, nos dias 01 e 02 de dezembro de 2016 para alinhamento das ações e programação para 2017.
Representando a direção da Cooper A1, o 1º vice-presidente e gerente geral, Lauri Inácio Slomski, falou sobre o poder transformador do conhecimento, bem precioso, e oferecido ao quadro social de forma contínua e incessante. “Estes jovens saem mais conscientes sobre sua reponsabilidade de transformar o mundo em um lugar melhor, e de que isso começa pela sua família, sua propriedade e comunidade”, declara. Slomski também falou sobre a ampliação das habilidades profissionais destes jovens. “O JovemCoop prepara essa nova geração de cooperados, aptos a desenvolver gradual e continuamente o seu potencial de liderança na atividade rural, tornando possível a sucessão nas propriedades”, relata.

JovemCoop avança com as Comissões Juvenis

Esta foi a 5ª turma da Cooper A1 formada no Programa JovemCoop. O curso iniciou em março deste ano, envolvendo sete módulos: Educação Cooperativista; Comunicação e Técnicas de Oratória; Desenvolvimento Interpessoal e Relacionamento Familiar; Gestão Rural e 5S – Partes I e II; Protagonismo Juvenil e Projeto de Vida e Liderança Cooperativista. Foram, ao todo, 112 horas de formação, com aulas quinzenais realizadas na unidade da Cooper A1 em Iporã do Oeste.
A coordenadora de Promoção Social do Sescoop/SC, Patrícia Souza, participou da solenidade, e falou sobre o objetivo do programa. “O JovemCoop busca a sustentabilidade do cooperativismo e das cooperativas por meio da disseminação da cultura cooperativista entre os jovens, aprofundando conhecimentos sobre os princípios, valores e missão deste modelo de negócio”, destaca.
Quanto a Comissão Juvenil, o coordenador do setor de Promoção Social da Cooper A1, Lucinei Rodrigo Bohn, diz que este órgão representa um grande avanço no sentido de maior envolvimento e contribuição do público jovem na cooperativa. “Os jovens que participaram do JovemCoop, incluído as turmas antigas e as que serão formadas, estão sendo chamados para maior participação nos assuntos relacionados a Cooper A1. Trata-se de um trabalho contínuo com esta faixa etária do quadro social, que antes não existia”, complementa. 
De acordo com ele, o jovem passa a ter o papel de mobilizar, acompanhar e integrar pessoas e ações em prol da cooperativa. “Agora além de atividades do grupo, eles também poderão atuar como monitores nas aulas da próxima turma, que já está confirmada para o ano de 2017”, informa.
Além da turma da Cooper A1, o JovemCoop formou, durante essa semana, mais três turmas no Oeste, das cooperativas Cooperitaipu (Pinhalzinho) Cooperalfa (Chapecó) e Auriverde (Cunha Porã).

Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.