TV GC

ANS suspende venda de 69 planos de saúde no país, entre eles, dois planos da Agemed

PLANO DE SAÚDE Segundo o último levantamento da ANS, a Agemed conta com 157.525 beneficiários e só perde para a Unimed em número de clientes em Santa Catarina. Os dois planos proibidos pela ANS da Agemed somam 138,5 mil beneficiários

Geral - 09/12/2016 14:17
A Agemed, segunda operadora com maior número de clientes em Santa Catarina, está proibida de comercializar dois planos de saúde nos próximos três meses. A suspensão, definida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), levou em conta as reclamações relativas à cobertura assistencial, como negativas e demora no atendimento, recebidas no terceiro trimestre deste ano. A ANS reforça que os beneficiários que já fazem parte dos planos não serão afetados e que decisão afeita apenas a venda de novos planos.  
Segundo o último levantamento da ANS, a Agemed conta com 157.525 beneficiários e só perde para a Unimed em número de clientes em Santa Catarina. Os dois planos proibidos pela ANS da Agemed somam 138,5 mil beneficiários. “Quando evitamos o ingresso de novos consumidores em planos que não estão atendendo seus clientes de forma satisfatória, agimos de forma preventiva e alertamos as operadoras para a urgência na adoção de providências para a melhoria da assistência prestada. Dessa maneira, preservamos o consumidor que já está nesses planos, que tendem a ter o atendimento normalizado. Com a redução das queixas, as operadoras poderão ter a venda liberada no próximo ciclo, daqui a três meses”, esclarece a diretora de Normas e Habilitação dos Produtos da ANS, Karla Santa Cruz Coelho.
  Em nota, a Agemed reforçou que nenhum cliente da operadora será prejudicado. “A suspensão de comercialização desses dois planos não atinge o atendimento aos clientes nem a disponibilidade de rede médica e de serviços. A decisão da ANS é baseada na avaliação de dados que levam em conta o número de vidas do plano e o total das reclamações de beneficiários, inclusive aquelas que são arquivadas. Importante ressaltar que a maior parte das reclamações relativas à Agemed é arquivada por ausência de fundamentação, como se verifica nos dados disponíveis no site da ANS. A empresa vai tomar as medidas necessárias para a reativação dos planos temporariamente suspensos”, afirmou em nota.
  Além de terem a comercialização suspensa, as operadoras que negaram indevidamente cobertura podem receber multa que varia de R$ 80 mil a R$ 250 mil. No total a decisão da ANS afetou 69 planos de saúde de 11 operadoras. Os planos de saúde suspensos possuem, juntos, cerca de 692 mil beneficiários. Estes clientes continuam a ter a assistência regular a que têm direito, ficando protegidos com a medida, uma vez que as operadoras terão que resolver os problemas assistenciais para que possam receber novos beneficiários. 

Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.