Política
16/12/2016 14:36 (atualizado em 31/12/1969 21:00)

Mauro de Nadal defende ações por habitação rural HABITAÇÃO Na audiência pública foram definidas ações que serão levadas ao Estado e Governo Federal

“A retomada do Programa Nacional de habitação Rural é urgente. Por isso vamos seguir reivindicando mais atenção para os trabalhadores e trabalhadoras rurais de Santa Catarina”. A afirmação é do deputado Estadual Mauro de Nadal (PMDB) que foi um dos propositores da audiência pública que ocorreu no dia 07 de dezembro para tratar sobre a falta de recursos para a continuidade do programa habitacional rural em Santa Catarina.
Segundo o deputado, a moradia com todas as condições de habitar é um resgate da dignidade dos agricultores familiares. São eles os responsáveis por mais de 70% da produção de alimentos que chegam às mesas dos catarinenses. “Nesta audiência ouvimos quem realmente passa por dificuldades para ter a sua casa no meio rural para que, juntos, a gente consiga reunir esforços para encontrar uma solução para os mais de sete mil projetos de habitação rural que estão parados no Estado”, declara.
Na audiência pública foram definidas ações que serão levadas ao Estado e Governo Federal. A pauta foi definida por parlamentares presentes, a Fetaesc, SOS Sustentar e governo do Estado por meio das secretarias da Agricultura e Ação Social.
Entre as iniciativas estão: audiência com o governador,  retomada imediata do Projeto de habitação Rural; facilitar os processos de habilitação dos projetos de novas moradias; que o governo de SC faça parcerias para ajudar os agricultores na construção de moradias; não extinção da Cohab-SC; criação de um Grupo de Trabalho para acompanhar essas ações; Assembleia Legislativa criar Fórum Permanente sobre Habitação Rural e Políticas Sociais para Mulheres Agricultoras e disponibilização de financiamento de imóvel no meio rural para filhos de agricultores trabalham na cidade como forma de manter o núcleo familiar e a sucessão das propriedades.

Galeria de fotos

Leia também...