TV GC

Adilar Carlesso é o novo secretário executivo da ADR de Palmitos

Graduado em Administração de Empresas e técnico em contabilidade, Carlesso iniciou a vida como agricultor e atuou por 25 anos como cooperativista. Na vida pública foi vereador, vice-prefeito e prefeito reeleito no município de Caibi

Geral - 17/02/2017 14:10
A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Palmitos conta com um novo secretário executivo. Na terça-feira, dia 14, o Governador do Estado, João Raimundo Colombo, nomeou Adilar Carlesso para o cargo. Ele representará o Estado nos municípios de Águas de Chapecó, Caibi, Cunha Porã, Cunhataí, Palmitos, São Carlos, Riqueza e Mondaí. Essa é a primeira vez, desde a criação das Secretarias de Desenvolvimento Regional, que um caibiense assume o cargo máximo na autarquia.
De acordo com o novo secretário, esta será uma nova missão confiada a ele pelo Governo do Estado. “É o início de um novo desafio em minha vida, estou pronto para trabalhar em busca do desenvolvimento de nossa região. Trabalharei incansavelmente ao lado dos prefeitos, vereadores e demais lideranças políticas e empresariais para colocarmos em prática ações efetivas que beneficiem a população. Entendo que este é um novo momento para o Governo de Santa Catarina, onde mesmo diante da crise econômica pela qual o país passa, diversos projetos e ações do Estado estão sendo executados e devem ter continuidade na região”, explicou Carlesso.
Graduado em Administração de Empresas e técnico em contabilidade, Carlesso iniciou a vida como agricultor e atuou por 25 anos como cooperativista. Na vida pública foi vereador, vice-prefeito e prefeito reeleito no município de Caibi.A indicação de Carlesso contou com apoio de líderes empresariais e políticos locais, regionais e estaduais. “O Adilar tem espírito público, competência e experiência para realizar grande trabalho à frente da ADR de Palmitos. Sua dedicação ao povo de Caibi será ampliada para toda a região na sua nova função. Quero ser parceiro do Adilar e claro, colocar meu gabinete à disposição”, destacou o vice-governador, Eduardo Pinho Moreira. “Temos total confiança na capacidade do Adilar para conduzir políticas de desenvolvimento regional”, disse o deputado estadual Mauro de Nadal.
O novo secretário executivo fez questão, também, de ressaltar a importância de todos os servidores da ADR de Palmitos e reforçar à população de todos os municípios que a estrutura da regional está à disposição para auxiliar no que estiver ao seu alcance.“Como representante do Governo do Estado na região, estarei atento às necessidades dos 8 municípios, ouvindo os anseios e tentando desenvolver um trabalho de forma igualitária, sem observar sigla partidária, mas sim, procurando agir pensando no desenvolvimento. Prometo trabalhar muito para honrar a confiança que o governador e o vice-governador depositaram em mim”, finalizou Carlesso.
 
Breve histórico de Adilar Carlesso
Adilar Carlesso nasceu na cidade de Caibi, Santa Catarina. Atuou, em sua vida profissional, 22 anos na agricultura, e como administrador. Foi funcionário e gerente da Cooper A1 no período de 1979 a 2004. Vereador de 83 a 88, vice-prefeito no período de 1989 a 1992, candidato a vice-prefeito em 2000, prefeito no período de 2005 a 2008 e de 2009 a 2012, sendo também Presidente da Associação dos Municípios do Entre Rios (Amerios). Foi vice-presidente, presidente e atualmente é tesoureiro da APAE de Caibi. Foi membro da diretoria da Casa Familiar Rural, do Conselho Municipal de Agricultura, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Esporte Clube Esportivo de Linha Rosário. Também foi Conselheiro da 29ª Secretaria de Desenvolvimento Regional de Palmitos e atualmente é presidente do Esporte Clube Juventude.  Mora na cidade de Caibi, é casado com Ana Rita PrimonCarlesso, tendo com ela dois filhos: Gelsica e Ricardo.
Em seu mandato como prefeito, Carlessopromoveu a implantação do laboratório municipal de análises clínicas, a construção do Centro Municipal de Saúde com duas construções, com 470m² e 180m², a renovação e ampliação da frota de veículos, a reforma do Hospital Beneficente São José em duas etapas. Na área da educação e da cultura, fez aquisição de três ônibus zero Km, promoveu a construção de quadra coberta, reforma e ampliação de salas de aula, e climatização das mesmas, nos centros municipais de ensino. A implantação do sistema de ensino Aprende Brasil através do método Positivo e a reforma do antigo posto de saúde com instalação do Centro Cultural, também foram obras realizadas por Carlesso. No esporte, foi responsável pela estruturação do quadro de profissionais para o desenvolvimento de atividades esportivas, recreativas e de lazer, e também fez a ampliação de escolinhas de iniciação desportiva. No setor social, foi feita a aquisição de terrenos e prédio do antigo CNEC, com ampliação e melhorias visando a instalação de assistência social, e implantação do CRAS e CREAS, bem como a reforma, ampliação e climatização do Centro de Convivência dos idosos. 
Na área da geração de emprego e renda, Carlesso promoveu a construção de diversos pavilhões na área industrial, doação de terrenos, terraplenagem e recursos financeiros a diversas empresas do município, também aquisição de área de terra e concessão de uso para implantação de central de produção de sêmen para suínos. Na área da habitação, promoveu a compra de área de terra urbana para implantação de Loteamento de Interesse Social com construção de 57 casas e firmou parcerias, fornecendo incentivo com diversos programas de moradia tanto urbano como rural. Na infraestrutura do município, Carlesso asfaltou diversas ruas da cidade, pôs calçamento, fez cobertura, iluminação,  troca do piso do calçadão, passeios, banheiros e palco da Praça Pedro Antônio Bigaton, contribuiu para o embelezamento da cidade com plantio de flores e deu apoio na abertura e implantação de novos loteamentos. No departamento de estradas e rodagens fez aquisição de moto niveladora, rolo compactador, escavadeira hidráulica e retro escavadeira novos, também fazendo a aquisição de inúmeras máquinas e equipamentos, dando incentivo a terraplenagem para construção de pocilgas, aviários e estábulos para gado de leite, incentivando também as pequenas indústrias urbanas e rurais. 
Na agricultura, fez a proteção de mais 900 fontes de água, também a implantação de estação de tratamento de água nas linhas Planaltina e São Roque. Em seu governo, houve concessão de subsídios a inseminação artificial, em horas de máquinas e no reflorestamento. Promoveu a construção de cisternas no interior, a aquisição de diversas máquinas como: tratores agrícolas, ensiladeiras, distribuidores de calcário, de esterco de aviário e de adubo líquido, dando apoio e incentivo para a instalação de três novas agroindústrias.

Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.