TV GC

Programa “Jovem Aprendiz” gera oportunidades no mercado de trabalho

Geral - 24/02/2017 11:31
 O programa Jovem Aprendiz do Sicoob Oestecredi visa capacitar e inserir novos profissionais no mercado de trabalho, atendendo a uma obrigação legal determinada na Lei 10.097/2000. A avaliação e seleção dos jovens é feita pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), buscando a consonância entre as necessidades da instituição e perfil do candidato.
O contrato dos jovens tem duração de 16 meses e a carga horária de aprendizagem totaliza 1.280 horas - 4 horas diárias, de segundas-feiras as sextas-feiras, contendo atividades práticas a serem cumpridas nas dependências do empregador e também atividades teóricas oferecidas pelo CIEE/SC. As atividades teóricas baseiam-se em aulas de rotinas administrativas, oferecidas pelo CIEE.
Durante o período contratual, os jovens têm acompanhamento de um orientador que os auxilia no desenvolvimento das tarefas na Cooperativa e ao final do contrato estes adolescentes podem ou não serem contratados, dependendo de suas atuações e disponibilidade de vagas na empresa.
Conforme a assistente de Gestão de Pessoas do Sicoob OestecrediRaquel Biolchi,  o programa é uma oportunidade de introdução de jovens no mercado de trabalho. “O jovem tem a oportunidade de capacitação profissional como etapa do seu processo educativo, além de adquirirem conhecimentos e experiência que agregam no seu crescimento pessoal e profissional”, explica.
 
O QUE PENSAM OS JOVENS 
O programa “Jovem Aprendiz” tem sido uma rica experiência para os participantes. A estudante Giliane Gianezini, contratada na primeira turma de 2013, disse que ser Jovem Aprendiz foi uma experiência valiosa. “Todos somos sabedores de que o mercado de trabalho hoje está muito concorrido, as vagas são poucas e é por isso que agradeço a oportunidade que me foi concedida. Com o programa pude me fortalecer e passei a ver as coisas de forma mais ampla e positiva e, principalmente, tive a oportunidade de crescer pessoal e profissionalmente”, enfatiza.
Helena Ester Pasa é participante do programa Jovem Aprendiz neste momento. Segundo ela, o programa gera oportunidades. “O Programa de Aprendizagem Profissional do CIEE é importante para nós jovens para termos a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho e termos uma aprendizagem ampla em várias áreas. Para mim pessoalmente, participar do programa está sendo algo de extrema importância para o meu desenvolvimento enquanto pessoa e enquanto funcionária”, finaliza.
Fotos Sicoob Oestecredi

Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.