TV GC

Fundação Aury Luiz Bodanese: há nove anos valorizando o ser humano

PROGRAMA Mais de um milhão de pessoas já foram beneficiadas com programas da entidade

Geral - 06/03/2017 14:16
O amor pelas pessoas é o que move o trabalho da Fundação Aury Luiz Bodanese (FALB) – mantida pela Cooperativa Central Aurora Alimentos – há nove anos. Constituída com base em ética, confiança, respeito, transparência e cooperação, a organização não possui fins lucrativos e trabalha com programas, projetos e ações voltadas ao desenvolvimento ambiental, cultural e social. “Acreditamos que atitudes socialmente responsáveis fazem a diferença. São gestos que têm o poder de transformar vidas”, declara a presidente da FALB, Isabel Cristina Machado.
Somente em 2016, foram mobilizadas 163.404 pessoas em 1.788 ações. Com pilares no cooperativismo, a FALB visa ser referência em ações sociais, culturais e ambientais, promovendo a sustentabilidade e a qualidade de vida. Durante os nove anos de atuação já foram quase dois milhões de pessoas beneficiadas por meio de seus programas. “O nosso compromisso é com as pessoas. Desenvolvemos atividades pensando em oportunizar momentos de alegria, satisfação pessoal e interação social. Por meio das atividades promovemos a troca de experiência e de conhecimento pensando sempre na construção de um mundo cada vez melhor”, complementa Isabel.
            O vice-presidente da Aurora Alimentos e presidente do Conselho Curador da FALB, Neivor Canton, destaca a importante colaboração dos voluntários na concretização das ações. “Somos uma grande família que de mãos dadas busca, dia a dia, fazer a diferença na sociedade em que estamos inseridos. A Aurora tem a grata satisfação de possuir muitos voluntários que doam um pouco do seu tempo para trazer alegria a outras pessoas. Esse é o nosso maior patrimônio: as pessoas”, declara.

UM CAMINHO FEITO POR SORRISOS
O que antes era um espaço com pouco uso se tornou uma ampla e aconchegante área de vivências, diariamente preenchida pela alegria contagiante dos 284 usuários da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Chapecó (APAE). A construção só foi possível graças ao projeto Fundo de Apoio a Projetos Sociais (FAPS), iniciativa do Instituto Guga Küerten (IGK) em parceria com a FALB e outras entidades parceiras.
A área de vivências da APAE Chapecó conta com um parque infantil, uma academia ao ar livre e um jardim sensorial. O ambiente foi planejado com o objetivo de possibilitar momentos de vivências em espaços de lazer que proporcionem maior mobilidade corporal aos usuários da instituição. Além disso, é um local diferenciado para atendimentos clínicos e pedagógicos. “Todos têm acesso garantido. As atividades desenvolvidas no local oportunizam momentos de alegria e descontração. A estrutura possibilita realizar trabalhos com maior frequência e mais segurança. Estamos muito felizes com essa conquista”, afirma a diretora da APAE Chapecó, Nara Maria Valiati.
            A diretora ressalta também as capacitações oferecidas pela FALB aos usuários e colaboradores da APAE Chapecó, a parceria em eventos da entidade com os programas Roda de Leitura e Atitude Agora, o auxílio no Pedágio do Carinho. “A Fundação e a Aurora Alimentos são grandes amigos da APAE Chapecó. Nos dão total apoio e suporte inclusive com a doação mensal de alimentos para as refeições que oferecemos. Não existem palavras suficientes para agradecer tudo que recebemos”, finaliza.

UM LUGAR PARA CHAMAR DE SEU
            Em 2012 o Grupo de Apoio de Prevenção à Aids de Chapecó (GAPA) conquistou um desejo antigo: a aquisição de uma sede própria para a entidade. Por meio de um projeto da Aurora Alimentos e da Fundação que deu origem ao livro “Delícias de Chapecó”, foram arrecadados cerca de R$ 80 mil entregues ao GAPA para a compra de um espaço próprio. “Foi a realização de um sonho. A partir daquele momento nós passamos a ter um lugar para coroar as nossas ações e para termos uma identidade própria. Agora as pessoas sabem que aqui é a casa do GAPA Chapecó”, relata o presidente da entidade, Dirceu Hermes.
            Em 27 anos de atuação na comunidade o GAPA Chapecó atendeu diretamente mais de 200 mil pessoas. “Esse número cresce quando pensamos que cada um que tem acesso as nossas atividades e campanhas repassa isso para outras pessoas e essa rede de troca de informações, experiências e conhecimentos torná-se imensurável”, observa Hermes.
            Mas a parceria com a Aurora Alimentos e a Fundação vem de anos. “Desde o início do GAPA contamos com esse apoio nas mais diversas ações que desenvolvemos. Em 2008 formalizamos uma parceria por meio do Vivendo Saúde e de lá para cá 17.259 trabalhadores da Aurora já participaram do programa”, relembra o presidente. Segundo Hermes, a preocupação que a Cooperativa tem com a saúde e a qualidade de vida das pessoas é um diferencial. “São pouquíssimas as empresas que quebram tabus e discutem assuntos como o HIV dentro de seu dia a dia e a Aurora é um exemplo que deve ser seguido”, complementa.

PROGRAMAS
Por meio do incentivo ao trabalho voluntário, o programa Amigo Energia desenvolve ações de responsabilidade pessoal e social. Viabiliza um ambiente propício para as boas práticas com a troca de experiência e a interação social, buscando sempre o bem-estar de todos. De 2008 – quando iniciou suas atividades – até 2016, foram atendidas 318.908 pessoas em ações do programa. Somente no Casamento Cooperado, 637 casais realizaram o sonho do matrimônio e 160.986 atendimentos foram proporcionados através de 38 Ações Cooperadas.
O programa Vivendo Saúde – desenvolvido em parceria com o GAPA de Chapecó – trabalha a prevenção e a qualidade de vida das pessoas abordando temáticas voltadas às questões de gênero, HIV, DST, violência e drogas lícitas. A intenção é incentivar que as pessoas tenham hábitos de vida mais saudáveis. Durante os nove anos de FALB já foram beneficiadas 310.769 pessoas. 
Sensibilizar a comunidade para uma mudança de comportamento em relação as pessoas com deficiência para diminuir o preconceito e exercitar a cidadania por meio da inclusão no mercado de trabalho e na sociedade como um todo. Com esse objetivo o programa Atitude Agora desenvolveu palestras e capacitações para 25.036 pessoas desde que iniciou.
A preocupação com o meio ambiente também faz parte das ações da Fundação. Desde 2008 já foram promovidas atividades de conscientização ambiental em escolas e comunidades de todo o País. Participaram 255.667 pessoas. O objetivo da iniciativa é sensibilizar a sociedade sobre a importância da preservação dos recursos naturais através da cooperação com a natureza.
O programa Vozes do Corpo oferece para crianças e adolescentes, de 5 a 16 anos, a aproximação e a vivência com a linguagem corporal por meio da dança. São oferecidas as modalidades de jazz e danças urbanas. Também são desenvolvidas atividades lúdicas e educativas.  Em nove anos, 31.338 pessoas vivenciaram atividades de ambas as iniciativas.
Contribuir para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita por meio da contação de histórias, proporcionando momentos de descontração. Esses são os principais objetivos do projeto Roda de Leitura – Contação de Histórias. Com um repertório atualizado, prioriza temas relevantes e significativos que transmitem conceitos sobre família, alimentação, cooperação, valores, saúde, meio ambiente, disciplina e sentimentos. Já viajaram no mundo das histórias 135.727 pessoas.
Através de ações educativas voltadas à economia doméstica e o consumo consciente, o programa Família é Tudo debate a importância do planejamento financeiro, a fim de orientar sobre as escolhas realizadas frente ao mercado consumidor, percebendo o quão fundamental são os valores na família e na sociedade. Desde que iniciou, 25.272 pessoas aprenderam a administrara melhor o orçamento de suas famílias.
O Centro de Memória Fundação Aury Luiz Bodanese promove ações de preservação, organização e disponibilização do acervo histórico produzido ao longo dos 48 anos de atividades da Aurora Alimentos. Ao todo, 14.625 pessoas conheceram a Cooperativa.
A Fundação conta com importantes parceiros para o desenvolvimento de suas ações, como o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, além de cooperativas e outras instituições.
Fonte: MB Comunicação
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.