TV GC

Padre Pedro assume Comissão de Pesca e Aquicultura da Alesc

Parlamentar foi um dos responsáveis pela criação da Comissão e participou dos principais debates do setor entre 2009 e 2013

Politica - 10/03/2017 09:09
            O deputado Padre Pedro Baldissera assumiu em fevereiro a presidência da Comissão de Pesca e Aquicultura (CPA) da Assembleia Legislativa. O vice-presidente é o deputado José Milton Scheffer.
Responsável pela criação da CPA em 2008, Padre Pedro já iniciou as articulações para ouvir representantes dos segmentos que formam a cadeia produtiva do setor.  “Criamos a CPA porque o Estado já na época era um dos líderes na produção nacional e não havia um espaço no Legislativo para ouvir o setor. Vamos seguir nesse caminho de abrir espaço aos temas que importam para a pesca, aquicultura marinha e continental”, explica o parlamentar, que presidiu a Comissão entre 2009 e 2013.
Entre os principais avanços do período estão a aprovação de uma legislação de piscicultura continental, que beneficiou a agricultura familiar e camponesa, e a criação de espaços para o encaminhamento de demandas dos segmentos, desde a pesca artesanal, passando pela maricultura e a pesca extrativa marinha. “A comissão tratará dos temas de forma pública e chamando as entidades para encontrar soluções para os desafios. Acredito que além de valorizar o que já alcançamos, podemos ampliar e qualificar o trabalho”, complementa Padre Pedro.

Participação de universidades e centros de pesquisa
O deputado também considera fundamental a participação de pesquisadores, universidades e centros de estudos nos debates da Comissão. Na avaliação de Padre Pedro, novos canais de aproximação entre quem produz e quem estuda o setor podem facilitar a resolução de problemas. “A sustentabilidade da piscicultura e da aquicultura, a continuidade da atividade e o atendimento da demanda por pescado são desafios que precisam do suporte de quem trabalha diretamente com pesquisa e desenvolvimento”, defendeu. 

Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.