TV GC

Previdência Social Rural é tema de palestra do Dia da Mulher

O encontro foi realizado no Ginástica Esporte Clube, em Riqueza, e contou com a participação de 17 municípios que compõem a microrregião. Na oportunidade, os participantes puderam acompanhar uma palestra sobre a reforma da previdência social rural

Geral - 10/03/2017 09:40
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Riqueza organizou e sediou o 21º encontro Regional do Movimento de Mulher Agricultoras da Microrregião Três Fronteiras. O encontro foi realizado no sábado, dia 04, no Ginástica Esporte Clube e contou com o apoio da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado de Santa Catarina (Fetaesc). 
Na oportunidade, os participantes puderam acompanhar uma palestra com o representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Jose LorençoCadoná que explanou sobre a reforma da previdência social rural, com o tema “Em defesa da Previdência Social Rural”. Segundo o presidente do STR, VanderleyRutkoski, 17 municípios que compõem a microrregião participaram do encontro. 
O presidente enfatizou que com a PEC 287 o Governo tem a intenção de tirar tudo o que o homem do campo conquistou em muitos anos de luta. “Essa PEC, está praticamente tirando todos os direitos de aposentadoria, auxílios maternidade, direitos adquiridos na constituição de 1988”, comenta. 
O sindicalista contabiliza, que se aprovada a PEC 287, o produtor passa a contribuir além dos 2.3% do bloco, mais 5% sobre o salário mínimo por pessoa ao mês, que daria hoje de R$ 500 a R$ 600 por ano. Além disso, Rutkoski menciona que a aposentadoria passa do homem de 60 para 65 anos e da mulher de 55 para 65 anos. “Isso significa retornar ao produtor rural praticamente uma migalha só lá no fim da vida”, ressalta.
Rutkoski avalia que essa proposta do governo federal é um retrocesso, é uma perda de direitos conquistados nos últimos anos. “Todos sabem que na roça se trabalha desde cedo, e isso de igualar em 65 anos de idade para ambos os sexos é rasgar nossos direitos conquistados”, indaga. 
O prefeito de Riqueza Renaldo Muller afirma saber da luta e dos direitos adquiridos pelas mulheres trabalhadoras rurais nos últimos anos e pediu aos deputados presentes que lutem em favor dos direitos desses trabalhadores, que levam os anseios dos produtores rurais. “Pedimos encarecidamente aos deputados que lutem incansavelmente em favor dos direitos dos trabalhadores rurais, e que transmitam os anseios de nossa gente para que não se cometa a maior injustiça social já vista na história do país”, finaliza. 
Participaram do evento o prefeito de Riqueza, Renaldo Muller, os deputados estaduais, Mauro de Nadal, César Valduga e Altair Silva, além do deputado federal, Celso Maldaner.

Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.