TV GC

Mulher e política: um casamento que está dando certo

Daiana Menin expõe a força e a capacidade do sexo feminino

Geral - 10/03/2017 10:04
  Empoderar a mulher é uma expressão que vem se tornando cada vez mais usada e que, se transformada em ações concretas, pode mudar o lugar das mulheres na sociedade. É nisso que acredita a primeira mulher a participar do Executivo Municipal de Caibi, Daiana Menin, que luta pela representatividade do sexo feminino em todas as escalas da sociedade, além de aumentar o número de mulheres no poder e promover uma mudança de cultura.
            E para comemorar o Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 08 de março, que o Jornal Expresso d’Oeste traz uma reflexão sobre a mulher e o mundo da política. Pensar no papel social desempenhado pelas mulheres na sociedade, especificamente sob a ótica da política, em uma sociedade construída sob a égide do machismo, do patriarcalismo, na qual o homem sempre ocupou o espaço público e a mulher, o privado, que Daiana expõe a força e a capacidade do sexo feminino.
            Aos 30 anos, Daiana assumiu como vice-prefeita no município de Caibi, sendo a primeira mulher a assumir um cargo no executivo. Para ela, no cenário político, é um desafio muito grande para as mulheres, em ser mulher, principalmente em municípios pequenos, onde a cultura predominante é a do homem. “Participar da política é um desafio muito grande, eu senti muita indiferença. Quando iniciei neste meio, em 2012, como candidata a vereadora, confesso que não foi fácil, além de ser mulher eu era jovem, e muito me olhavam desconfiado, pois eu era muito nova para saber as coisas e que eu não devia saber muita coisa”, revela. 
Em sua trajetória, Daiana menciona que com o passar dos dias, as pessoas foram percebendo os trabalhos voluntários que ela realizava e deram um voto de confiança. “Com o passar dos dias, as pessoas foram ligando o que eu já tinha feito, e perceberam que eu não estava na política por interesse, tanto que não fiz nenhuma promessa, e eu sempre mantive na ideia em continuar com os trabalhos voluntários. Sempre ajudei as pessoas sem pedir nada em troca, e assim conquistei o meu espaço. E como mulher temos que provar a nossa capacidade todos os dias”, declara. 
UMA SEMENTE LANÇADA 
Daiana nunca se imaginou atuando no meio político. Quando surgiu a oportunidade em representar a classe feminina, ela aceitou o desafio, mas confessa que chorou muito, pois acreditava não ter forças e condições suficientes para encarrar a caminhada. “Em 2012 fui convidada para representar as mulheres e os jovens no legislativo, mas não foi fácil aceitar esse desafio, nunca imaginei que teria condições de ser candidata, mas depois de alguns choros acabei aceitando”, conta.
Quando estava no fim de seu mandato de vereadora, Daiana não tinha a pretensão de continuar na política. Mas tinha a certeza de que a semente da diferença tinha sido plantada e havia semeado. “Eu achava que ninguém iria se importar se eu parasse, mas foi ao contrário, as pessoas me procuravam para continuar. E neste momento percebi que todo o meu esforço de quatro anos tinha valido a pena. Tinha semeado a semente da diferença”, revela. 
Um dos pontos em que a empoderada luta é pela representatividade da mulher, a participação do sexo feminino nos cargos políticos, seja no Poder Executivo ou Legislativo. Ela conta que durante o período em que foi vereadora, por quatro anos, participou de reuniões onde era a única mulher, porém nada a impediu de conquistar seu espaço e abrir portas para mais mulheres. “Em alguns momentos, no meio político, você é a única mulher presente em um reunião, mas isso nunca me impediu de lutar pelos meus ideais, tanto que fiquei quatro anos na Câmara de Vereadores sendo a única mulher, e tive um bom relacionamento com os colegas. Eu tive convicção de algumas coisas e nunca deixei de falar, pois como mulher temos um olhar diferente, e hoje temos duas mulheres no legislativo, isso me deixa feliz”, declara.

A POLÍTICA DO BEM E A POLÍTICA DO MAL 
O descrédito na política também foi um desafio enfrentado. Segundo ela, “já é difícil lidar com a política, mas nesse momento é pior, ainda mais quando as pessoas dizem que os políticos são corruptos, aí eu penso ‘eu não sou, mas eu sou político’”, desabada Daiana, enfatizando que a diferença está na capacidade de cada um. “Temos que mostrar essa diferença com trabalho, procurar ser muito aberta e dar acesso a comunicação para todas as pessoas, acredito que esses são os pontos maiores da política”, declara.  
Ela reconhece que grande parte dos jovens não acreditam e não gostam de falar sobre política, “eu também era assim, porém eu sei que tudo passa pela política, mas basta a gente escolherentre realizar a política do bem ou a política do mal onde quer que a gente esteja”, frisa. Daiana acrescenta que “não podemos deixar de acreditar, se deixarmos de acreditar vai ficar só os corruptos, então quanto mais pessoas boas entrar no meio político, mais chance temos de conseguir realmente fazer a diferença”.
  Daiana enfatiza que qualquer mulher tem capacidade de empoderamento em todas as escalas da sociedade. “A mulher tem um olhar diferente, conseguimos desenvolver muitos projetos indiferente ao local que estamos. A mulher tem um jeito diferente, é mais sensível, avalia de um modo diferente, a mulher enfeita e faz mais. E eu quero deixar essa marca para todas as mulheres, que somos capazes, que é possível uma mulher estar à frente do Poder Executivo e principalmente com simplicidade vamos buscar sempre o melhor”, finaliza.



Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.