TV GC

Jogos Universitários Catarinenses de 2012 serão na Unoesc

Evento será realizado em agosto, no Campus de Joaçaba

Geral - 05/07/2012 14:19 (atualizado em 30/11/-0001 00:00)

Entre 14 e 19 de agosto, a Unoesc Campus de Joaçaba receberá cerca de 1,5 mil acadêmicos de 13 instituições de ensino superior ligadas à Federação Catarinense do Desporto Universitário (FCDU). Esses estudantes virão ao Meio-oeste disputar os 56º Jogos Universitários Catarinenses (JUCs), um dos maiores eventos esportivos de Santa Catarina.

 

Durante os seis dias, a comunidade acadêmica e regional poderá assistir disputas de modalidades como atletismo, basquete, futsal, futebol, handebol, judô, natação, vôlei e xadrez, todos nos naipes feminino e masculino. Também haverá disputas de tênis de mesa e badminton, mas de forma experimental, sem contar pontos para a classificação final.

 

Os jogos ocorrerão na própria Universidade, no Centro de Eventos e no Complexo Esportivo, e em espaços de outras entidades, como os ginásios Oscarzão e da escola Frei Rogério, entre outros. Em princípio, a entrada para assistir a qualquer modalidade será gratuita, mas se cogita a realização de uma campanha para a arrecadação de alimentos não perecíveis ou agasalhos.

 

Oportunidade para a região

 

Para Elisabeth Baretta, professora do Curso de Educação Física da Unoesc Campus de Joaçaba e integrante da comissão da Unoesc responsável pela organização do evento, a realização dos Jogos Universitários na Unoesc é importante tanto pela projeção que o evento traz à Universidade quanto por promover a saúde através do esporte.

 

“Estaremos proporcionando práticas saudáveis e de integração a todos os participantes e, ainda, oferecendo à comunidade a possibilidade de prestigiar excelentes disputas nas modalidades em questão. Também oportunizaremos para as crianças e jovens a oportunidade de visualizar um futuro saudável através da prática esportiva, do conhecimento de várias modalidades e de poder espelhar-se em atletas de ponta”, diz ela.

 

Reunião

 

Para que o evento aconteça, a instituição de ensino que o sedia é responsável por oferecer a estrutura física e operacional, enquanto a FCDU, juntamente com a Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), organiza a parte técnica do evento. Em relação à parte que caberá à Unoesc, o trabalho envolverá em especial professores e estudantes do Curso de Educação Física. Também poderá ter a participação de egressos do Curso, que atuam como árbitros e mesários nacionais de modalidades como vôlei e futebol.

 

Na tarde desta terça-feira (3), ocorreu uma reunião entre as pessoas que serão responsáveis pela organização dos JUCs na Unoesc e representantes da FCDU: o presidente Manoel Obdulio Rebelo e os diretores Paulo Marcelo Soares de Macedo (diretor Técnico) e Paulo Henrique Xavier (diretor de Eventos). Nesse encontro, foi apresentada uma campanha publicitária elaborada por alunos e professores do Curso de Comunicação Social para os JUC’s 2012, apresentada a equipe da Unoesc aos dirigentes da FCDU e discutidos detalhes da organização dos jogos.

 

Na ocasião, o presidente da FCDU lembrou que a Unoesc já sediou os Jogos Universitários em 2005, quando eles foram retomados depois de quatro anos sem serem realizados. Também afirmou que é motivo de alegria para a Federação voltar a Joaçaba, pela receptividade da Universidade e pela organização com que a competição foi conduzida em 2005. Segundo ele, a proposta de realização dos JUCs 2012 em Joaçaba foi aprovada por aclamação na Assembleia da FCDU.

 

Os JUCs

 

Os Jogos Universitários Catarinenses classificam as equipes que representarão Santa Catarina nas Olimpíadas Universitárias/JUB’s (Jogos Universitários Brasileiros). O Estado tem obtido bons resultados nessa competição, com o 2º lugar nas edições de 2007, 2008 e 2009 e o título de campeão na edição de 2010. Em 2011, a Confederação Brasileira do Desporto Universitário atribuiu um Troféu Eficiência, com base nos resultados obtidos por cada federação ao decorrer do ano, em que Santa Catarina ficou em 4º lugar.

 

As equipes da Unoesc vêm obtendo bons resultados nos JUCs e também nas Olimpíadas Universitárias. A expectativa é de que, com a realização da etapa estadual em “casa”, mais estudantes possam participar e o apoio da Instituição e da torcida estimulem as equipes a buscarem os melhores resultados.

Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.