TV GC

“OBRA MARCADA”

Foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão em Caibi, Iporã do Oeste, Mondaí, Palmitos e São Miguel do Oeste

Geral - 31/03/2017 09:56 (atualizado em 31/03/2017 09:58)
    Com a participação de 34 policiais civis da região, a Polícia Civil prendeu quatro pessoas temporariamente e deu cumprimento a 17 mandados de busca e apreensão na manhã de terça-feira, dia 28. A ação foi desempenhada com base em inquéritos policiais da Delegacia de Polícia da Comarca de Mondaí, que apuram possíveis práticas de crimes de associação criminosa, contra a administração pública e fraudes a licitações, ocorridos entre o ano de 2012 e 2015.As prisões foram cumpridas nos municípios de Caibi, Iporã do Oeste, Mondaí e Palmitos.
As buscas e apreensões foram executadas em residências e estabelecimentos empresariais nos municípios de Caibi, Iporã do Oeste, Mondaí, Palmitos e São Miguel do Oeste, além de repartições públicas, mais especificamente nas dependências do Badesc em Florianópolis, ADR de Itapiranga e prefeituras de Iporã do Oeste, Mondaí e São Miguel do Oeste. Segundo o delegado de Mondaí Eric Rosada, foram apreendidos computadores, processos licitatórios e documentos diversos, que serão analisados nos inquéritos policiais, conduzidos pela Delegacia de Polícia da Comarca de Mondaí.
Conforme Rosada, a investigação iniciou na Comarca de Mondaí devido aos primeiros fatos terem sidos registrados em Iporã do Oeste. “No decorrer do tempo essa investigação foi tomando curso e fomos descobrindo outros crimes e essa investigação, com o passar do tempo, a gente dividiu ela e compartilhou provas com outras comarcas, entre elas Palmitos. Em Palmitos o Ministério Público abriu outra investigação e ontem (terça-feira) foi deflagrada essa operação e houve atuação junto com o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) de Lages e Chapecó. O Gaeco cumpriu buscas em Palmitos e Caibi e nós aqui”, revela.
De acordo com o delegado os quatro detidos são empresários e agentes públicos suspeitos de fraudar licitações. “Em alguns casos há evidências de licitações na modalidade de convite serem fraudadas para direcionar para determinada pessoa, onde os demais convidados eram só fachada. Em outras licitações o pessoal de várias empresas se reuniam, escolhiam quem venceria a licitação, combinavam as propostas e recebiam um valor só para comparecer no certame licitatório para ele ser válido, permitindo assim que eles ali definissem o valor dessa obra, que era vencida por um deles”, revela.
O delegado revela que na Comarca de Mondaí havia apenas um inquérito inicialmente, mas agora são quatro. A reportagem ainda conversou com o promotor da Comarca de Palmitos, José Orlando Lara Dias, onde está instaurado um Procedimento de Investigação Criminal (PIC). Conforme Dias, os mandados de prisão temporária e de busca e apreensão foram concedidos pela justiça após quebra do sigilo telefônico, com interceptações e e-mails dos envolvidos. 
O promotor acrescenta que até o momento, no caso de Palmitos, não há provas do envolvimento de agentes públicos, apenas de empresários, que combinavam as propostas. “Pelas investigações se constatou esse acordo entre os participantes”, finaliza.

Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.