TV GC

Reunião alerta sobre os cuidados com a Febre Amarela em Caibi

O encontro teve como objetivo esclarecer e alertar sobre a importância do combate à Febre Amarela no município e contou com a presença de responsáveis por diversas entidades governamentais e não-governamentais no município

Geral - 31/03/2017 11:04
    A Secretaria Municipal de Saúde de Caibi organizou uma reunião para abordar a situação Epidemiológica da Febre Amarela. A ação aconteceu na quinta-feira, dia 23, nas dependências da Câmara de Vereadores do município. O encontro foi organizando com o apoio da Vigilância Epidemiológica de Caibi. A representante da Regional de Saúde de Chapecó, bióloga Débora Costa, coordenou a reunião e expôs a preocupação com a situação do município de Caibi, localizado na Área Com Recomendação de Vacina (ACRV) contra a doença.
Segundo o secretário de saúde, Sidnei Bellé, o encontro teve como objetivo esclarecer e alertar sobre a importância do combate à Febre Amarela no município. O evento contou com a presença de responsáveis por diversas entidades governamentais e não-governamentais no município. 
Conforme a bióloga, o objetivo da reunião foi alertar, em especial, as entidades ligadas ao produtor rural com relação à Febre Amarela. Débora cita a importância de os agricultores estarem vigilantes com relação à morte de macacos no município, pois eles são os sentinelas, anjos da guarda, e não transmitem a doença. Conforme ela, ao ser detectada a morte de macacos, o motivo pode ser Febre Amarela. “Então são eles que irão nos informar a circulação do vírus na determinada região. Por isso faço um alerta a todos os produtores rurais de Caibi: não matem os macacos, eles não transmitem febre amarela, e sim nos ajudam na investigação mais rápida possível da circulação do vírus”, afirma.
A população do perímetro urbano também precisa ficar alerta. A profissional ressalta que se por acaso haja uma pessoa que contraiu a febre amarela em ambiente de mata, em área silvestre, essa pessoa pode ir para a área urbana e também ser picada pelo Aedes aegypti, um transmissor de febre amarela no ciclo urbano. Ela enfatiza que o município de Caibi está infestado pelo vetor, transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e, agora, Febre Amarela.

Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.