TV GC

Auriverde lança oficialmente o Programa Trigold 2017

A edição 2017 do Programa Trigold consiste na oferta de um protocolo completo para a produção de trigo que atenda as exigências do mercado brasileiro da panificação. Nesse ano o programa apresenta uma novidade: a garantia de preço

Geral - 07/04/2017 11:38
A produção de trigo de alta qualidade para atender a demanda do Moinho Realta na produção de farinhas para panificação tem recebido uma atenção especial da Cooperativa Regional Auriverde nos últimos anos. Para atingir esse objetivo, a cooperativa orienta o associado a plantar variedades de trigo que se adaptem a região e tenham grande aceitação por parte dos moinhos.
E para auxiliar ainda mais os produtores de trigo, a Auriverde e o Moinho Realta em parceria com a Syngenta lançaram na quarta-feira, dia 29 de março, a edição 2017 do Programa Trigold, que consiste na oferta de um protocolo completo para a produção de trigo que atenda as exigências do mercado brasileiro da panificação. Além disso, os produtores deverão seguir orientações técnicas especificas, as quais serão fornecidas gratuitamente pela equipe de técnicos da Auriverde e da Syngenta.
O presidente da Auriverde Claudio Post explica que nesse protocolo, o produtor de trigo terá a oferta de sementes indicadas exclusivamente para produção de farinhas para panificação, além de uma gama de insumos como fungicidas, herbicidas, adubos e nitrogenados. “Além da produção de trigo de alta qualidade para a indústria da panificação, a Auriverde quer auxiliar no aumento da produtividade nas lavouras dos associados”, comenta.
Post contabiliza que no ano passado, 73 produtores aderiram ao programa com o plantio de mais de 1.700 hectares e uma produtividade média de 66 sacas por hectare. “Para se ter uma ideia da alta produtividade verificada em propriedades que aderiram ao programa em 2016, os 10 primeiros colocados em produtividade, atingiram a marca de 89,86 sacas por hectare”, expõe.
Um dos destaques em produção foi o associado Nelson Ponath da Linha Cristo Rei, interior de Cunha Porã. “Graças ao excelente manejo aplicado em sua propriedade com acompanhamento técnico por parte da cooperativa e a utilização de insumos e sementes de qualidade, ele atingiu a produtividade média de 97 sacas por hectare, um recorde para a nossa região”, afirma o presidente. 
De acordo com o presidente nesse ano o Programa Trigold apresenta uma novidade: a garantia de preço. “Os produtores que aderirem ao programa terão por parte da cooperativa a garantia de comercialização de 70% de sua produção ao preço de R$ 37,00 a saca de 60 quilos.Para os outros 30% da produção, o agricultor será remunerado pela Auriverde ao preço que está sendo praticado no dia de realização da venda”, informa Post.
O presidente destaca o importante papel da equipe técnica na obtenção desses números. Ele afirma que é a equipe técnica que orienta o produtor, indicando as melhores tecnologias em sementes, fertilizantes e insumos, além do melhor manejo a ser adotado. Em contrapartida, o associado também tem investindo em correção de solo, rotação de culturas e manejo adequado. “E o resultado só podia ser este: excelentes produtividades e ótima qualidade no grão para suprir as necessidades da nossa indústria de farinhas”, finaliza Post

Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.